
O UniGetUI, anteriormente conhecido como WinGetUI, é um dos mais populares gestores de pacotes para Windows, destacando-se por agregar as interfaces de linha de comandos de ferramentas como Chocolatey, pip, npm e outras numa única e intuitiva interface gráfica. O projeto, disponível no GitHub sob a licença MIT, goza de uma enorme popularidade, com quase 17.000 estrelas e mais de 500 forks.
Hoje, o UniGetUI recebeu a sua versão 3.3.0. Curiosamente, este lançamento estava originalmente planeado para ser a versão 3.2.1, sucedendo à já respeitável versão 3.2.0 de maio. No entanto, a lista de alterações revelou-se tão extensa e com mais novidades do que o previsto, que o programador decidiu avançar diretamente para a versão 3.3.0.
Uma atualização recheada de novidades
Os destaques desta nova versão trazem funcionalidades muito pedidas pela comunidade e que refinam consideravelmente a experiência de utilização. Entre as principais novidades, encontramos:
Uma opção para descarregar instaladores em massa.
A capacidade de selecionar um executável específico para cada gestor de pacotes.
Opções de instalação predefinidas para cada gestor de pacotes.
Funcionalidades de backup e restauro através da nuvem.
Suporte para um maior número de comandos.
A capacidade de terminar processos antes de instalar, desinstalar ou atualizar um pacote, evitando conflitos.
Melhorias de usabilidade e otimizações internas
Para além das grandes funcionalidades, a versão 3.3.0 está repleta de melhorias que tornam a ferramenta mais robusta e agradável de usar. O PowerShell7 passa agora a limpar versões mais antigas durante o processo de atualização, a caixa de pesquisa foi movida para otimizar o espaço útil, e a barra de ferramentas foi melhorada.
Os mecanismos internos de deteção de erros foram atualizados para serem mais eficientes e algumas caixas de diálogo receberam melhorias visuais e funcionais. No campo das otimizações, destaca-se uma nota do programador a informar que os ficheiros XAML e YAML já não podem ser criados. A decisão baseia-se na sua baixa utilização, representando apenas entre 0,7% e 1,3% de todos os pacotes, o que tornava o esforço de desenvolvimento para a sua manutenção difícil de justificar.
Como é habitual, esta versão inclui também inúmeras correções contribuídas pela muito ativa comunidade do UniGetUI. Pode consultar todos os pormenores na massiva lista de alterações.
A nova versão 3.3.0 do UniGetUI já está disponível para download estável a partir do seu repositório oficial no GitHub.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!