
Se tem notado um comportamento estranho nos seus dispositivos Google Home ou Nest ultimamente, saiba que não está sozinho. Parece que os aparelhos da Google para a casa inteligente estão a tornar-se progressivamente menos fiáveis e mais problemáticos, levando muitos utilizadores a expressar a sua frustração com o que consideram ser um abandono do ecossistema por parte da gigante tecnológica.
Uma maré de queixas e problemas
Uma longa discussão no Reddit detalha uma lista extensa de problemas, que foram também destacados por um artigo no Android Authority. O próprio artigo conta com dezenas de comentários que lamentam a falta de fiabilidade que os dispositivos de casa inteligente da Google agora apresentam.
A lista de falhas é longa e variada. Inclui comandos que simplesmente não funcionam, automações e rotinas que se quebram sem motivo aparente, transmissões de áudio e vídeo que ficam indisponíveis e dispositivos que ficam offline. A comunicação entre aparelhos também falha frequentemente ou é extremamente lenta a responder, pintando um quadro desolador para os proprietários destes produtos.
O lamento de um utilizador, que afirma que "hoje em dia, só consigo que funcione sem algum tipo de erro em 25% do tempo", é representativo do sentimento geral. Muitas das pessoas que registam queixas afirmam estar a planear a mudança para produtos de outras marcas, perante a ausência de qualquer resposta ou solução por parte da Google.
Um ecossistema estagnado e sem novidades
Atualmente, há poucos sinais de vitalidade no ecossistema Google Home e Nest. O detetor de fumo Nest Protect foi descontinuado em março e não vemos uma nova câmara de segurança Nest desde 2021. Para encontrar o lançamento da mais recente coluna ou ecrã inteligente Nest, é preciso recuar ainda mais, até ao ano de 2020.
Apesar de ter sido lançado um novo Nest Thermostat em agosto do ano passado, este ficou disponível apenas nos Estados Unidos, e os modelos mais antigos deixaram de ser vendidos na Europa. Se somarmos a isto o número crescente de falhas reportadas, é fácil compreender o descontentamento dos utilizadores.
O fantasma dos projetos abandonados da Google
A Google já tem um historial de se interessar por uma área e, mais tarde, abandoná-la. Desde os dispositivos Chromecast ao serviço de gaming Google Stadia, os exemplos passados servem de aviso e, naturalmente, desmotivam os consumidores a investir o seu tempo e dinheiro em futuras ofertas da empresa.
O novo foco da Google é, claro, a Inteligência Artificial Gemini. É possível que, no futuro, venhamos a ter novos dispositivos de casa inteligente com a IA Gemini integrada. No entanto, tendo em conta a pouca atenção que a Google tem dado ao hardware que já possui nesta categoria, não haveria qualquer garantia de que os novos aparelhos fossem suportados a longo prazo.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!