A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, parece estar a atravessar uma nova falha significativa, com inúmeros utilizadores a reportarem dificuldades em aceder aos seus feeds e mensagens diretas (DMs) que não carregam. Os problemas terão começado a ser notados de forma mais acentuada pouco depois das 13h00 de Lisboa.
Utilizadores do X em Portugal e no mundo com dificuldades de acesso
Plataformas de monitorização de serviços online, como o Downdetector, registaram um pico acentuado de queixas relativas ao X. Os relatos indicam que a falha não se limita a uma região específica, afetando utilizadores globalmente, incluindo em Portugal. Curiosamente, nas redes sociais e fóruns online, como a comunidade r/Twitter no Reddit, já circulavam queixas sobre instabilidade na plataforma nos últimos dias, com alguns utilizadores a partilharem capturas de ecrã de mensagens de erro ao tentarem iniciar sessão.
Plataforma de monitorização regista pico de queixas e problemas persistem
O observatório global da internet, NetBlocks, confirmou que o X "tem experienciado falhas internacionais para alguns utilizadores pela segunda vez numa semana". A organização acrescenta que o problema não está "relacionado com interrupções ou filtragem da internet ao nível de países específicos", sugerindo uma causa interna na plataforma de Elon Musk. Esta instabilidade recorrente tem gerado frustração entre os utilizadores que dependem da rede social para informação e comunicação.
Incêndio em data center no Oregon levanta questões sobre a causa das falhas
Este novo episódio de instabilidade surge após notícias de um incêndio, ocorrido na manhã de quinta-feira, num centro de dados no estado do Oregon, EUA, que é utilizado pelo X. Segundo a Wired, que cita múltiplas fontes anónimas, o incêndio envolveu baterias numa das salas do data center e exigiu "uma resposta prolongada das equipas de emergência". Após a notícia do incêndio, já tinham sido reportadas algumas queixas de que o X estava em baixo, embora a falha parecesse, na altura, comparativamente menor. Resta saber se os problemas atuais estão diretamente ligados a este incidente no data center.
Até ao momento, o X ou Elon Musk ainda não emitiram um comunicado oficial a detalhar a causa desta nova falha generalizada ou a previsão para a sua resolução completa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!