1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

WhatsApp logo

A Meta está a ser alvo de uma investigação em Itália pela autoridade da concorrência do país. A gigante tecnológica é acusada de abusar da sua posição dominante no mercado para impor a utilização do seu novo chatbot, o Meta AI, através do WhatsApp, uma das aplicações de mensagens mais populares do mundo.

A entidade reguladora italiana pretende agora avaliar a conduta da empresa, que poderá resultar numa acusação formal por violação das normas de concorrência da União Europeia. O ponto central da queixa é a forma como o Meta AI foi integrado no WhatsApp, aparentemente sem um consentimento explícito por parte dos utilizadores, o que é visto como uma prática que pode prejudicar os concorrentes no crescente mercado da Inteligência Artificial.

Acusação de concorrência desleal

Num comunicado enviado à imprensa, a autoridade antitruste italiana detalhou as suas preocupações. Segundo o órgão, "ao integrar a Meta AI ao WhatsApp, a Meta parece ser capaz de direcionar a sua base de utilizadores para o novo mercado não por meio da concorrência baseada no mérito, mas 'forçando' os utilizadores a aceitar a disponibilidade de dois serviços distintos, potencialmente prejudicando os serviços concorrentes".

Essencialmente, a acusação foca-se na possibilidade de a Meta estar a usar a sua enorme base de utilizadores do WhatsApp como uma alavanca para garantir uma vantagem injusta para o seu próprio serviço de IA, em detrimento de outras soluções que poderiam ser escolhidas pelos consumidores. Se for considerada culpada num eventual julgamento, a empresa arrisca-se a uma multa pesada, que pode chegar a 10% do seu volume de negócios global.

A resposta da Meta

Contactada pela Reuters, a Meta confirmou que está a colaborar com as autoridades italianas na investigação. A empresa defende que a integração do seu serviço de IA beneficia diretamente os utilizadores do WhatsApp.

"Oferecer acesso gratuito aos nossos recursos de IA no WhatsApp dá a milhões de italianos a opção de usar a IA num lugar que eles já conhecem, confiam e entendem", afirmou um porta-voz da empresa. A Meta posiciona assim a novidade como uma mais-valia para os seus utilizadores, e não como uma imposição.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech