1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

sistema de partilha de links do ChatGPT

A OpenAI eliminou uma funcionalidade que permitia que conversas partilhadas do ChatGPT fossem indexadas e aparecessem nos resultados de pesquisa de motores de busca como o Google. A empresa descreveu a funcionalidade como uma "experiência de curta duração", que foi agora revertida após uma onda de críticas e preocupações com a privacidade dos utilizadores.

Uma descoberta que gerou controvérsia

Toda a polémica teve origem num artigo da Fast Company, publicado no início desta semana e que rapidamente ganhou tração através de outros meios como o Ars Technica. A publicação revelou ter encontrado milhares de conversas do ChatGPT disponíveis publicamente através de uma simples pesquisa no Google.

Apesar de as conversas indexadas não incluírem explicitamente informações de identificação direta, o conteúdo de alguns chats continha detalhes suficientemente específicos que poderiam, potencialmente, levar à identificação dos utilizadores envolvidos, levantando sérias questões sobre a privacidade.

Não foi um ataque, mas sim uma opção "escondida"

É importante sublinhar que esta situação não foi resultado de um ataque informático ou de uma fuga de informação. O problema estava ligado a uma opção que os utilizadores podiam ativar ao criar uma ligação partilhável para uma conversa. Na janela pop-up para gerar o link público, surgia a opção "Tornar esta conversa detetável".

A explicação mais direta do que isto significava — "permite que seja mostrada em pesquisas na web" — aparecia logo abaixo, mas num tipo de letra mais pequeno e de cor cinzenta, o que pode ter levado muitos a não perceberem as implicações totais da sua escolha. Muitos utilizadores poderiam ter criado estas ligações apenas para partilhar em aplicações de mensagens ou como uma forma fácil de acederem mais tarde às suas conversas, sem a intenção de as tornarem públicas para todo o mundo.

A resposta e o recuo da OpenAI

Inicialmente, Dane Stuckey, o Diretor de Segurança da Informação (CISO) da OpenAI, defendeu a clareza da funcionalidade, afirmando no relatório da Fast Company que a sua descrição era "suficientemente clara". Contudo, com o aumento da indignação pública, a empresa mudou de posição.

"Em última análise, pensamos que esta funcionalidade introduziu demasiadas oportunidades para as pessoas partilharem acidentalmente coisas que não pretendiam, por isso estamos a remover a opção", anunciou Stuckey na quinta-feira, numa publicação na rede social X. A OpenAI está agora a trabalhar para remover dos motores de busca as conversas que foram previamente indexadas.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech