
Os astronautas da missão Crew-10 da SpaceX estão a caminho de casa após uma estadia de cinco meses na Estação Espacial Internacional. A sua cápsula Dragon, batizada de "Endurance", prepara-se para uma amaragem histórica na costa da Califórnia, um marco para o programa Commercial Crew da NASA.
O regresso à Terra está agendado para hoje, 9 de agosto, com a cápsula a tocar as águas do Oceano Pacífico por volta das 16:33 (hora de Lisboa). A bordo seguem os astronautas da NASA, Anne McClain e Nichole Ayers, o astronauta Takuya Onishi da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e o cosmonauta Kirill Peskov da Roscosmos.
Uma missão de cinco meses na Estação Espacial Internacional
A tripulação desancorou da Estação Espacial Internacional (ISS) na noite de 8 de agosto, por volta das 23:15 (hora de Lisboa), apenas uma semana após a chegada da missão Crew-11, que os substituiu no laboratório orbital.
Durante os cinco meses em órbita, a equipa da Crew-10 dedicou-se a expandir o conhecimento sobre as alterações fisiológicas e psicológicas que os humanos sofrem em missões de longa duração. Entre as várias experiências conduzidas, destacam-se os estudos sobre o fluxo sanguíneo do cérebro para o coração em condições de microgravidade.
Um regresso histórico ao Oceano Pacífico
Esta será a primeira vez que uma missão do programa Commercial Crew da NASA realiza a sua amaragem no Oceano Pacífico. Todas as missões tripuladas anteriores da SpaceX regressaram ao largo da costa da Flórida. Esta mudança representa uma nova opção e flexibilidade para as operações de resgate e regresso dos astronautas.
Após a recuperação da tripulação, a NASA planeia realizar uma teleconferência para partilhar os primeiros detalhes sobre o estado dos astronautas e o sucesso da operação, que será transmitida no seu site oficial.
Como acompanhar o regresso em direto
Para todos os entusiastas da exploração espacial, a NASA está a transmitir em direto todo o processo de regresso. A cobertura especial teve início às 15:15 (hora de Lisboa) e pode ser acompanhada através do serviço de streaming NASA+ ou diretamente no canal de YouTube da agência espacial. É uma oportunidade única para assistir a mais um capítulo importante da colaboração entre a NASA e a SpaceX.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!