
Apesar de faltar apenas um mês para o fim do suporte oficial ao Windows 10, este sistema operativo ainda detém uma quota de mercado massiva a nível mundial, com o Windows 11 a conseguir uma liderança ténue, perto dos 50%. No entanto, o cenário no mundo dos videojogos é bastante diferente. Os jogadores de PC parecem mais inclinados a adotar o Windows 11, e os dados da Valve para agosto de 2025 confirmam que o mais recente sistema operativo da Microsoft atingiu um novo máximo histórico na plataforma Steam.
O domínio do Windows 11 na plataforma da Valve
De acordo com o mais recente Inquérito de Hardware e Software da Steam, no final de agosto de 2025, o Windows 11 estava instalado em 60.39% de todos os computadores com Windows que participaram no estudo. É importante notar que a participação neste inquérito é opcional e os participantes são selecionados aleatoriamente. Durante o mês de agosto, o Windows 11 cresceu 0.36 pontos percentuais, solidificando ainda mais a sua posição de liderança entre todos os sistemas operativos com acesso à Steam.
Em segundo lugar surge o Windows 10, com uma quota de 35.07%, registando uma quebra de 0.11 pontos. Já o velhinho Windows 7 de 64-bit ocupa uma posição residual, com apenas 0.07% do total (-0.02 pontos). No geral, o domínio do Windows é esmagador, estando presente em 95.59% de todos os sistemas que participaram no inquérito em agosto, um aumento de 0.36 pontos. O Linux ocupa a segunda posição com 2.64% (-0.25 pontos) e o macOS a terceira, com 1.77% (-0.11 pontos).
Nvidia lidera nas gráficas, AMD forte nos processadores
No que toca às preferências de hardware, a placa gráfica mais popular na Steam é, mais uma vez, a RTX 4060 para desktops, com uma quota de 4.66%, um aumento de 0.46 pontos. A sua antecessora, a RTX 3060, segue-a de perto, ocupando o segundo lugar com uma quota semelhante de 4.62% (+0.18 pontos). A Nvidia continua a ser a rainha indiscutível no mercado de GPUs entre os jogadores, com 74.88% de todos os participantes a utilizarem uma placa da equipa "verde". A AMD fica-se pelos 17.32% e a Intel pelos 7.44%.
Contudo, a história é diferente no que diz respeito aos processadores. A AMD apresenta um desempenho bastante mais competitivo no lado dos CPUs, onde a sua quota de mercado atinge os 41.03%, com o restante a ser dominado pela Intel.
Tal como no mês anterior, os outros componentes dos PCs dos jogadores mantêm-se praticamente inalterados. A maioria dos utilizadores continua a ter um processador de seis núcleos, 16GB de memória RAM e um monitor com resolução 1080p. Pode encontrar mais detalhes sobre as mais recentes descobertas da Valve na página oficial do inquérito.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!