
A Google anunciou o arranque da implementação do Modo IA na sua Pesquisa em Portugal. Esta novidade faz parte de uma grande expansão da funcionalidade, que chega agora a quase 50 novos países e passa a suportar 36 novos idiomas, tornando a experiência de pesquisa mais avançada e inteligente para milhões de utilizadores.
Esta nova forma de pesquisar, que já estava a ser testada noutras regiões, é alimentada por uma versão do modelo Gemini personalizada especificamente para a pesquisa, prometendo respostas mais completas a perguntas complexas.
Uma pesquisa mais inteligente e contextual
O grande objetivo do Modo IA é simplificar a forma como obtemos informação. Em vez de fazer várias pesquisas para uma questão mais elaborada, como comparar diferentes métodos para fazer café, o sistema consegue agora decompor a pergunta em várias partes e realizar múltiplas pesquisas em simultâneo.
Esta técnica de "repartição da pesquisa", como lhe chama a Google, permite gerar uma resposta única e organizada que responde de forma mais direta a questões exploratórias ou que exijam a comparação de vários pontos.
Para lá do texto: pesquisa com voz e imagem
Outra das grandes vantagens desta nova experiência é a sua capacidade multimodal. Já não está limitado a escrever as suas perguntas. Agora, pode utilizar a sua voz, através do ícone do microfone, ou até mesmo a câmara do seu telemóvel para fazer uma pesquisa a partir de uma imagem.
Apesar desta evolução, a Google garante que o foco continua a ser ajudar os utilizadores a descobrir os melhores conteúdos disponíveis na web. Para isso, os resultados gerados pela inteligência artificial continuarão a apresentar links de destaque para os sites de onde a informação foi retirada.
Segundo o blog oficial da Google, a funcionalidade está a ser implementada de forma gradual. Os utilizadores em Portugal começarão a ver o Modo IA disponível no separador da Pesquisa e nas aplicações da Google para Android e iOS.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!