
A Apple não tem sido uma protagonista no campo da Inteligência Artificial, enfrentando dificuldades notórias na integração de funcionalidades avançadas na Siri e ponderando parcerias com gigantes como a Anthropic, OpenAI ou até a Google. Agora, parece que a empresa de Cupertino está prestes a dar um passo importante para reforçar as suas ambições, com a aquisição de uma pequena startup focada em IA.
De acordo com a CNBC, a liderança da startup de visão computacional Prompt AI informou os seus colaboradores de que a Apple está em fase avançada para adquirir os seus principais talentos e tecnologia. O negócio está a ser estruturado como um "acquihire", uma aquisição focada mais nas pessoas do que no produto final.
O que é a Prompt AI?
Fundada em 2023 pelos investigadores Tete Xiao e Trevor Darrell, a Prompt AI é uma startup composta por 11 pessoas. A sua principal criação é a aplicação Seemour, que se conecta a câmaras de segurança domésticas para detetar vários tipos de objetos em movimento, enviando alertas e permitindo aos utilizadores fazer perguntas sobre o que foi captado.
Apesar do seu tamanho reduzido, a Prompt AI atraiu o interesse de várias empresas de renome, incluindo a xAI e a Neuralink de Elon Musk. No entanto, tudo indica que será a Apple a fechar o negócio, que já se encontra na fase final de negociações.
Um negócio focado no talento e na tecnologia
Numa reunião recente, o CEO Tete Xiao anunciou que, embora a tecnologia da Seemour funcione bem, o modelo de negócio não se revelou o mais adequado. Como tal, a aplicação será descontinuada e os dados dos utilizadores eliminados. Esta decisão reforça a ideia de que o verdadeiro interesse da Apple reside na tecnologia de base e nos talentos que a desenvolveram.
Para os funcionários da Prompt AI que não transitarem para a Apple, será pago um salário reduzido. Já os investidores foram informados de que receberão uma parte do investimento da Apple, mas não serão totalmente compensados. Este movimento estratégico da Apple sinaliza a urgência em adquirir conhecimento e mão-de-obra qualificada para não ficar para trás na competitiva corrida da Inteligência Artificial.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!