
Parece que a polémica dos conectores de alimentação de 16 pinos está longe de terminar, com um novo caso a surgir, desta vez envolvendo uma placa gráfica topo de gama da AMD. Um utilizador na plataforma Reddit partilhou a sua experiência preocupante, mostrando que o conector da sua Sapphire Radeon RX 9070 XT Nitro+ acabou por derreter durante o uso.
Adaptador pode ser a causa do problema
De acordo com o relato, o problema não terá sido causado por um cabo de alimentação nativo. O utilizador explicou que a sua fonte de alimentação (PSU) não possui um conector 12VHPWR ou 12V-2x6 de origem, o que o levou a utilizar o adaptador de 3x8 pinos para 12VHPWR que é fornecido juntamente com a placa gráfica.
Teoricamente, este acessório está preparado para lidar com a energia necessária, sendo classificado para um consumo a rondar os 300W. No entanto, o componente não resistiu à utilização, mesmo que o cenário de consumo não fosse considerado extremo.

Um consumo elevado, mas um histórico que preocupa
O dono da placa gráfica revelou que o consumo de energia no momento do incidente se situava na ordem dos 360W, com um ligeiro aumento de 10% acima do limite de energia definido. Embora seja um valor considerável, é importante notar que existem modelos de outras marcas com o mesmo TDP e que utilizam o mesmo tipo de conector sem que tenham sido reportados problemas semelhantes de forma tão recorrente.
Este não é, contudo, um caso isolado no universo da AMD. Há registo de uma situação idêntica com uma ASRock Radeon RX 9070 XT Taichi OC, que também sofreu um derretimento no mesmo conector. As fotografias partilhadas pelo utilizador mostram danos visíveis, tornando a ligação insegura para qualquer utilização futura.
Até ao momento, a AMD ainda não emitiu qualquer comunicado oficial sobre este novo incidente.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!