
A Samsung confirmou que está a entrar na arena dos óculos inteligentes, preparando um ataque direto aos populares modelos Ray-Ban da Meta. Numa jogada estratégica, a gigante sul-coreana uniu-se à Google e a duas marcas de renome no mundo da ótica, a Warby Parker e a Gentle Monster, para desenvolver uma nova linha de wearables equipados com Inteligência Artificial.
O anúncio foi feito de forma subtil por Jay Kim, o responsável pela experiência do cliente da Samsung, no final da apresentação do auricular Galaxy XR, um evento que deixou claro que o futuro da empresa passa por um ecossistema de dispositivos interligados. "Estamos muito entusiasmados com os óculos de IA que estamos a construir em conjunto com a Google", afirmou Kim durante a transmissão em direto.
Dois modelos para mercados distintos
A estratégia da Samsung passa por atacar o mercado em duas frentes distintas. Em colaboração com a Gentle Monster, a empresa planeia lançar óculos "fashion-forward", com um design arrojado e provavelmente direcionados para um segmento de luxo.
Por outro lado, a parceria com a Warby Parker resultará em modelos pensados para o consumidor geral, com um foco maior na funcionalidade do dia a dia e, espera-se, um preço mais acessível. Ambos os modelos, no entanto, prometem integrar funcionalidades de Inteligência Artificial de ponta, desenvolvidas em conjunto com a Google.
O que esperar destes óculos com IA?
Embora a Samsung não tenha revelado imagens ou uma data de lançamento, as funcionalidades deverão alinhar-se com os protótipos de óculos XR que a Google já demonstrou. Espera-se que os dispositivos sejam alimentados pelo Gemini, a IA da Google, e que possuam um pequeno ecrã capaz de projetar notificações, direções de GPS ou informações sobre a música que está a ouvir.
A inclusão de uma câmara, altifalantes e um microfone é praticamente garantida, permitindo capturar momentos e interagir com o assistente de voz. O grande desafio será combinar toda esta tecnologia num design que seja, nas palavras da empresa, "elegante, confortável e prático".
Um desafio direto à Meta
Com este anúncio, a Samsung posiciona-se como a principal rival da Meta neste mercado em crescimento. A Meta, com a sua forte marca Ray-Ban, já leva alguma vantagem, tendo recentemente apresentado o seu modelo Ray-Ban Display, que inclui um ecrã para uma verdadeira experiência de realidade aumentada. A Samsung terá um caminho difícil pela frente, mas a aliança com a Google e com especialistas em ótica poderá ser o trunfo necessário para agitar a competição no mundo dos wearables.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!