
Ainda com poucos detalhes conhecidos, o Samsung Galaxy Book 6 Pro, o esperado portátil ultrafino premium da gigante sul-coreana, pode ter surgido no seu primeiro teste de desempenho. Encontrado na base de dados do Geekbench 6, o registo revelou aspetos importantes como o processador e a quantidade de memória RAM, pelo menos para uma das suas variantes.
Os resultados foram localizados pelo perfil BenchLeaks, conhecido por encontrar este tipo de fugas de informação. O novo portátil da Samsung é identificado pelo nome e pelo número de modelo NP960XJG-PS2, um detalhe importante para acompanhar a sua passagem por futuras certificações.
Primeiros detalhes do novo portátil da Samsung
O registo revela também os primeiros pormenores técnicos do computador, que deverá apostar na aguardada família de processadores Intel Panther Lake. A unidade encontrada está equipada com um Intel Core Ultra 5 338H e 32 GB de RAM, dos quais 16 GB parecem estar destinados à GPU integrada, segundo os metadados. O sistema operativo é o Windows 11 Pro.
Para quem esperava uma análise geral do CPU ou da GPU, a má notícia é que o benchmark em questão é focado em Inteligência Artificial. Por outro lado, o teste utilizava o framework aberto ONNX e era executado no CPU, o que nos dá uma primeira noção da potência do processador em tarefas de IA.
Ganhos promissores em Inteligência Artificial
No melhor registo encontrado, a máquina foi capaz de atingir 4.235 pontos em precisão única (single-precision), 1.739 em meia precisão (half-precision) e 7.937 pontos em modo quantizado, que otimiza o desempenho ao reduzir a precisão dos cálculos.
Uma pesquisa rápida na base de dados do Geekbench por portáteis equipados com o Intel Core Ultra 5 225H, o chip equivalente da geração anterior, mostra que os melhores resultados rondam os 3.453, 1.488 e 6.265 pontos, respetivamente. Isto representa ganhos de 23%, 17% e 27% para o novo Core Ultra 5 338H.
Embora seja cedo para perceber o impacto real destes avanços no uso diário, é evidente que existem melhorias significativas, que deverão beneficiar principalmente os recursos de IA que dependem do CPU. Será necessário aguardar por mais testes para compreender todas as capacidades do novo equipamento.
Ainda não há data oficial para a apresentação da família Galaxy Book 6, mas é provável que o anúncio aconteça em dezembro, um ano após a chegada do Galaxy Book 5 Pro, ou durante a CES 2026, em janeiro. Até lá, espera-se que surjam mais fugas de informação.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!