
A AMD acaba de lançar uma nova atualização de drivers que está a dar que falar. A versão Adrenalin Edition 25.10.2 traz novidades para as placas gráficas mais recentes, mas coloca as populares séries Radeon RX 5000 e 6000 em "modo de manutenção", o que significa o fim das novas funcionalidades para estes modelos.
Fim de novas funcionalidades para as Radeon RX 5000 e 6000
Na prática, esta mudança significa que as placas gráficas destas duas gerações deixarão de receber atualizações com novas funcionalidades. A partir de agora, a AMD irá focar-se apenas em fornecer correções de bugs e atualizações de segurança críticas para estes modelos.
Embora seja um passo natural no ciclo de vida de qualquer hardware, a decisão pode ser vista como prematura por muitos utilizadores que ainda dependem destas potentes GPUs para jogar e trabalhar.
Novidades focadas nas placas mais recentes
O foco da AMD está agora totalmente virado para as suas linhas mais recentes. O novo driver traz otimizações e correções para jogos como The Last of Us Part II e Baldur’s Gate 3. Para os donos de uma placa da série Radeon RX 9000, a grande novidade é o suporte para DirectX 12 Work Graphs.
Já a série RX 7000, especificamente os modelos RX 7900, sofre uma alteração curiosa: a porta USB-C destas placas deixa de poder alimentar dispositivos externos, tendo outras funcionalidades USB também sido desativadas.
O porquê da mudança
Segundo o Tom's Hardware, uma das razões por trás desta decisão pode estar relacionada com o tamanho crescente dos pacotes de atualização, que já rondam os 1.6GB. Manter a compatibilidade com hardware mais antigo torna estes ficheiros cada vez maiores, o que pode ser um problema para utilizadores com ligações à internet mais limitadas.
Ao colocar as linhas mais antigas em modo de manutenção, a AMD consegue otimizar os seus recursos e focar-se totalmente no desenvolvimento de novas tecnologias para o hardware mais recente. A atualização abrange ainda mudanças para os processadores das linhas Ryzen 10 e Ryzen 100, e reforça os rumores sobre o lançamento da série Ryzen 9000G.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!