1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

windows 11 descontentamento

Pavan Davuluri, o líder da divisão Windows na Microsoft, partilhou recentemente o seu entusiasmo sobre o futuro "Agentic OS" (SO Agente) no X (antigo Twitter), preparando o terreno para revelações no próximo evento Ignite.

No entanto, a reação dos utilizadores foi tão "esmagadoramente negativa" que a empresa se viu forçada a desativar os comentários na publicação.

O que é este "Agentic OS"?

A visão da Microsoft, já sugerida por Davuluri, é transformar o Windows num sistema operativo que seja "mais ambiente, mais generalizado, mais multimodal" e capaz de "compreender semanticamente" o utilizador.

Isto será alcançado através de novas funcionalidades de IA que exigirão hardware específico. Um exemplo é o Copilot Vision, que será capaz de "olhar para o seu ecrã" para executar tarefas.

Para tornar isto realidade, a Microsoft está a trabalhar no "Model Context Protocol" (MCP) para o Windows 11, essencialmente transformando o Windows num "AI OS". A empresa define o MCP como: "uma framework padronizada para agentes de IA se ligarem a apps nativas do Windows, permitindo-lhes participar facilmente em interações agênticas num PC Windows".

publicação limitada

A "revolta" dos utilizadores

Apesar do entusiasmo corporativo, os utilizadores não parecem convencidos. Os comentários na publicação de Davuluri, agora ocultos, acumularam muitos votos favoráveis, revelando um claro descontentamento.

"Que tal tornar o Windows rápido? E não 'agêntico'?", questionou um utilizador. Outro foi mais direto: "Vocês nem conseguem implementar corretamente ícones pequenos na barra de tarefas, algo que os utilizadores realmente querem. Estão a receber feedback esmagadoramente negativo sobre esta tralha de IA. E mesmo assim persistem. Porquê?"

O receio do "bloatware" (software desnecessário) também é evidente: "Parece que vem aí mais 'bloat'? Já consideraram fazer um SO que seja performante e o mais livre de bugs possível? ... Vocês parecem pensar que toda a gente quer uma centena de funcionalidades sempre ligadas, permanentemente em beta, a 'telefonar para casa' e a consumir processamento."

Alguns comentários indicavam mesmo a intenção de abandonar o Windows e os produtos Microsoft 365 devido a esta implementação massiva de funcionalidades que não pediram.

AMD está a bordo

Esta transformação do Windows exigirá hardware preparado. Numa entrevista recente, a AMD sugeriu que os seus PCs Ryzen AI estão "não só compatíveis com as capacidades futuras do Windows, mas otimizados para elas".




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech