A Microsoft encontra-se a desativar o protocolo MSIX ms-appinstaller no Windows, depois de terem sido identificados vários casos de malware a explorar o mesmo para ataques.
Foram recentemente descobertas várias campanhas de malware a explorar uma falha através deste protocolo do Windows, que permite contornar algumas das medidas de segurança do sistema de prevenção a ataques, como é o caso do Defender SmartScreen.
A Microsoft afirma que os atacantes usam pacotes assinados MSIX para explorar a falha, que normalmente são enviados como ficheiros de anexo do Microsoft Teams ou através de sites falsos para software popular no mercado.
A Microsoft afirma que os atacantes encontram-se a explorar esta falha com motivações financeiras, onde o objetivo passa por roubar dados financeiros das vítimas, bem como dados pessoais.
A Microsoft Threat Intelligence afirma que os ataques têm vindo a ser propagados por grupos como o Storm-0569, Storm-1113, Sangria Tempest, e Storm-1674. Em todos os casos, estes usam pacotes maliciosos que exploram a falha do MSIX ms-appinstaller para instalar o malware nos sistemas Windows.
Face ao potencial de ataques, a Microsoft encontra-se atualmente a desativar o protocolo MSIX ms-appinstaller para todas as instalações do Windows, recomendando também os administradores de sistemas a desativarem manualmente o mesmo caso não tenham instalado a versão mais recente do App Installer.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!