
A procura da humanidade por vida além da Terra ocupou o palco central no Dubai Future Forum 2025, realizado nos dias 18 e 19 de novembro. Durante o evento, especialistas sugeriram que novos métodos para estudar mundos distantes poderão conduzir à descoberta de vida extraterrestre no espaço de dez anos. O fórum serviu também de montra para avanços na edição genética, inteligência artificial e demografia global, oferecendo uma visão abrangente das forças que estão a moldar o futuro.
A busca por vida além da Terra
O Dr. Nikku Madhusudhan, Professor de Astrofísica na Universidade de Cambridge, afirmou que existe uma "boa probabilidade" de os investigadores detetarem vida noutro planeta num futuro próximo. Segundo o especialista, os estudos em curso sobre as atmosferas de exoplanetas estão a revelar vestígios de moléculas à base de carbono, o que pode indiciar atividade biológica.
O astrofísico lançou ainda uma questão provocadora à audiência: "Na minha opinião, a questão não é se vamos encontrar vida, porque há uma boa hipótese de que o façamos. A questão é: estamos preparados para encontrar vida de uma forma que desconhecemos?". Existe, atualmente, um otimismo crescente na comunidade científica em relação às ferramentas que estão a ser utilizadas para examinar mundos distantes.
Revolução na saúde e o papel da IA
A ciência genética foi outro dos grandes destaques do fórum. O Dr. Trevor Martin, cofundador e CEO da Mammoth Biosciences, disse aos presentes que todas as doenças genéticas conhecidas poderão ser curadas na próxima década, graças ao progresso rápido na edição de genes. Martin falou sobre o potencial de uma "cura única que irá reformular o sistema de saúde tal como o conhecemos".
O evento abordou ainda o papel da inteligência artificial no quotidiano. Michael Miebach, CEO da Mastercard, revelou que a empresa completou a sua primeira transação comercial realizada por um agente de IA no Dubai, onde o agente comprou autonomamente um par de bilhetes de cinema.
Foram ainda partilhados outros dados e previsões relevantes durante o Dubai Future Forum 2025. Os oradores notaram que, no verão de 2025, a produção de energia solar ultrapassou a energia nuclear pela primeira vez. Adicionalmente, especialistas preveem que, até 2028, quase um terço dos CEOs da lista Fortune 500 terão gémeos digitais e que, até 2060, 52 em cada 100 pessoas empregadas estarão fora da força de trabalho tradicional. Foi também revelado que os Emirados Árabes Unidos planeiam construir uma base de investigação na Antártida.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!