Durante a pandemia, nos anos de 2020 e 2021, a indústria gamer foi uma das que verificou um maior aumento de interesse pelos consumidores. Com as quarentenas aplicadas, muitos voltaram-se para os jogos como uma alternativa em casa.
Como era também esperado, com o alívio das medidas, e em 2022, esta indústria verificou a situação contrária, com uma queda substancial de interesse.
Para este ano, os primeiros dados apontam que deve surgir um crescimento, ainda que ligeiro, nos números da indústria. De acordo com um estudo realizado pela MIDiA Research 2023-2030, respeitante às movimentações da indústria gamer, este mercado deverá ter um crescimento abaixo do esperado, algo que se prevê manter durante os próximos anos.
Durante os próximos dez anos, estima-se que este mercado venha a ter uma taxa anual de crescimento de apenas um dígito, com uma previsão de existirem 3.8 mil milhões de “gamers” até 2030.
Ao mesmo tempo, o estudo aponta ainda mudanças na forma como os principais estúdios de videojogos criam os seus conteúdos, onde nomes de pequeno e médio impacto no mercado devem começar a adotar mais o formato de assinatura para jogos – algo que já se aplica atualmente em vários grandes estúdios. Os consumidores também estarão mais abertos a subscrever a este género de jogos, o que pode aumentar as receitas finais.
Obviamente, o relatório apenas pode apontar previsões quanto ao futuro, mas claramente iremos ter um mercado com um crescimento, embora modesto, praticamente a nível mundial.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!