Está prestes a ser aprovada na Assembleia da República, um projecto de lei que vai ter um impacto brutal nos bolsos dos portugueses.
Se este projecto de lei for aprovado, irá inserir uma taxa (caríssima, por sinal) em actos que já são do nosso dia-a-dia.
As fotos que tiramos com o nosso telemóvel? Passarão a ser abrangidas pela taxa.
Tirar fotografias em férias? Paga, assim que compra o cartão de memória para a máquina, e paga outra vez, assim que as transferir para o disco do seu computador, ou para o seu disco externo.
Filmou a festa de escola dos seus filhos? Quer guardar o vídeo num CD, num DVD ou no disco do computador? Paga a taxa.
Está a pensar digitalizar a colecção de fotos antigas da família? Pense depressa. Sim, também vai ter de pagar taxa.
Sempre que guardarmos qualquer documento, em formato digital, sejam os nossos emails, as nossas fotos, os nossos vídeos, as nossas músicas (sim, as músicas que comprámos, e pelas quais já pagámos), vamos estar a pagar. Este projecto de lei, proposto pelo PS e apoiado por quase todos os outros partidos, pretende taxar todo e qualquer suporte digital. Se quisermos guardar as nossas coisas, temos de pagar direito de autor a terceiros. Não há qualquer forma de recuperarmos este novo imposto com que querem sobrecarregar os nossos bolsos.
Da forma como o projecto de lei está elaborado, e com a evolução tecnológica, qualquer dispositivo de armazenamento de ficheiros vai pagar taxas obscenas, que inviabilizarão a sua compra. É o retrocesso de décadas, só os muito ricos terão poder de compra compatível com os preços propostos.
Parece impossível, não é?
Nós também não acreditámos, quando soubemos que a lei ia ser votada na Assembleia da República. Mas basta ouvir a peça da TSF, a da RTP, ou a notícia da Antena 1, bem como tudo o que se tem escrito acerca desta aberração que se prepara para ser aprovada por quem deveria proteger os nossos interesses e os do país, e apenas está preocupada em proteger os interesses das indústrias dos profissionais dos conteúdos protegidos pelo copyright.
Faça-se ouvir agora. Antes deste projecto de lei ser aprovado é que vale a pena reclamar e fazer chegar a sua opinião aos seus representantes. Uma vez aprovado este projecto de lei não haverá nada que possa fazer. A não ser pagar. E calar.
O TugaTech apoia esta iniciativa. Diga não à taxa assinando a petição em http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N19181 . Caso tenha um site, apoie esta causa colocando o codigo HTML:
Última edição por DJPRMF em Seg 21 Jan 2013 - 14:41, editado 1 vez(es)