
A Mozilla disponibilizou mais uma atualização para o seu navegador, o Firefox 147. Trata-se da quarta pequena revisão desde a chegada desta versão no mês passado, focando-se na resolução de dois problemas essenciais: uma anomalia irritante na página de novo separador e uma questão crítica de proteção.
Correção para o separador inicial e atualizações de segurança
A versão 147.0.4 do navegador já se encontra disponível para transferência e atualização. Segundo as notas de lançamento, a equipa de desenvolvimento corrigiu um erro específico que fazia com que a página de um novo separador surgisse completamente em branco para alguns utilizadores, em vez de exibir os habituais atalhos para sites afixados, a barra de pesquisa ou as páginas recentes.
Além de devolver a funcionalidade ao separador inicial, a atualização resolve uma vulnerabilidade de segurança que permitia um heap buffer overflow no componente libvpx (identificada como CVE-202602447), conforme atesta o boletim de segurança oficial. Este importante remendo de segurança não se limita à versão principal, tendo sido igualmente aplicado no Firefox 140.7.1 ESR e no Firefox 115.32.1 ESR.
Suporte prolongado para versões antigas do Windows
O Firefox 115 ESR continua a destacar-se no mercado por ser a única versão oficialmente suportada para quem ainda utiliza o Windows 7, 8 e 8.1. Atualmente, a Mozilla é a única produtora de um navegador de grande relevo que mantém o fornecimento de atualizações de segurança para estas edições mais antigas do sistema operativo, não havendo ainda qualquer data definida para o fim deste suporte alargado.
Relativamente ao Windows 10, que terminou a sua fase de suporte principal no ano passado, o fim da compatibilidade do navegador ainda está distante. O sistema operativo tem ainda oito meses de suporte alargado pela frente, a somar a vários anos adicionais de atualizações pagas destinadas a clientes empresariais.
Os utilizadores podem atualizar de imediato para a nova versão acedendo ao menu do navegador, navegando até à secção de ajuda e selecionando a opção "Acerca do Firefox". Em alternativa, a instalação pode ser feita diretamente através do site oficial da Mozilla ou pesquisando pela aplicação na Microsoft Store, mantendo assim o ecossistema da Microsoft devidamente protegido e atualizado.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!