1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

pagamento contactless

Um vídeo viral demonstrou de forma clara como um iPhone bloqueado pode ser alvo de uma transação fraudulenta através do Apple Pay, sem que o proprietário tenha de desbloquear o equipamento ou autorizar o pagamento. O conhecido YouTuber MKBHD (Marques Brownlee) colocou o seu telemóvel sobre um terminal de pagamento comum e, embora o dispositivo tenha permanecido bloqueado durante todo o processo, uma cobrança de 10.000 euros foi concluída com sucesso.

O teste foi conduzido por Henry Reich, do canal Veritasium, que contou com a colaboração de Ioana Boureanu e Tom Chothia, professores de cibersegurança na Universidade de Surrey. Através de um equipamento NFC convencional e de um sistema de "man-in-the-middle", a equipa conseguiu replicar o ataque em direto, conforme detalhado no vídeo publicado no YouTube.

O truque do modo de trânsito rápido

O aspeto mais preocupante desta falha é que não se trata de uma descoberta recente. Estes mesmos investigadores já tinham alertado a Apple e a Visa para a vulnerabilidade em 2021. No entanto, em 2026, o método continua a funcionar em combinações específicas de iPhones e cartões. O ataque explora a funcionalidade Express Transit, que permite aos utilizadores passarem em torniquetes de transportes públicos apenas aproximando o dispositivo, sem necessidade de Face ID ou código.

Os especialistas conseguiram simular o sinal enviado por um validador de metro, fazendo com que o iPhone acredite estar a pagar uma tarifa de transporte barata, quando, na verdade, está a processar uma compra de retalho de valor elevado. Durante a comunicação, os atacantes alteram dois bits nos dados da transação: um indica ao iPhone que o valor é baixo e o outro informa o terminal de que o utilizador já verificou a operação. Desta forma, nem o telemóvel nem o leitor de cartões detetam a fraude.

Como proteger a tua carteira digital

Este problema afeta exclusivamente iPhones que tenham um cartão Visa configurado como opção predefinida para transportes na Apple Wallet. Equipamentos da Samsung, por exemplo, verificam o valor real da transação e bloqueiam o processo, enquanto a Mastercard utiliza uma verificação de assinatura adicional que trava o ataque.

 

Em resposta, a Apple afirmou que a falha reside no sistema da Visa. Por sua vez, a Visa desvalorizou o risco fora de um ambiente de laboratório, lembrando que os utilizadores estão protegidos por políticas de responsabilidade zero em casos de fraude. No entanto, para evitar que o teu iPhone seja vulnerável, recomenda-se aceder às definições da Apple Wallet e desativar o modo Express Transit ou remover cartões Visa desse atalho específico, garantindo que qualquer pagamento exija sempre a tua autenticação.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech