1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

instagram logo sobre fogo

 

O Instagram tem vindo a melhorar as suas ferramentas para combater fraudes e esquemas na plataforma, mas essas melhorias estão também a ser aproveitadas por utilizadores menos bem intencionados para criarem um negócio paralelo de bloqueio de contas.

 

Pela dark web pode-se encontrar vários anúncios de hackers que prometem bloquear contas de utilizadores no Instagram, por vezes com valores inferiores a 50 euros por bloqueio. O pior desta situação será que os hackers encontram-se a utilizar as próprias ferramentas do Instagram para realizarem esta atividade – e com bastante sucesso, tendo em conta a crescente onda de anúncios que surgiram nos últimos meses.

 

Basicamente, estes anúncios prometem bloquear qualquer conta do Instagram, sendo que o preço vai depender do número de seguidores que a mesma possua na plataforma. Contas com poucos seguidores podem ter custos de bloqueio a rondar os 5 ou 10 euros, mas contas mais populares podem atingir os 50 euros (ou mais).

 

exemplo de serviço de bloqueio de perfis no instagram

 

De acordo com o portal Vice, o esquema é bastante simples, e usa as próprias funcionalidades do Instagram para tal. Os atacantes, na maioria dos casos, possuem acesso a contas de utilizadores no Instagram verificadas ou de grande relevo.

Quando estes recebem uma ordem para bloquear outra conta na plataforma, alteram a imagem desses perfis de relevo para a imagem do utilizador a bloquear – e por vezes até mesmo as publicações – sendo que, em seguida, informam o Instagram que a vítima está a tentar usurpar a identidade.

 

Tendo em conta que se tratam de perfis na maioria dos casos verificados ou com bastante popularidade, estes possuem uma elevada chance de fazerem com que os perfis das vitimas sejam realmente bloqueados por roubarem a suposta identidade dos perfis mais reconhecidos.

 

Existe a possibilidade que as vitimas acabem por conseguir recuperar o acesso às suas contas, no entanto, em muitos dos casos, esse processo acaba por ser complicado ou demorado, deixando as contas inativas e bloqueadas durante vários dias – e sem garantias que sejam realmente recuperadas.

 

O esquema é, na verdade, bastante simples para quem tenha acesso a contas verificadas ou de relevo na plataforma – possivelmente roubadas. Além disso, é também bastante simples de adquirir este género de “serviços”, tendo em conta que o preço de bloqueio por conta é relativamente reduzido.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech