1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

BYD Seal 06 EV

 

A BYD continua a sua ofensiva no mercado dos veículos elétricos e acaba de lançar na China o novo Seal 06 EV, uma berlina 100% elétrica com um preço de partida verdadeiramente agressivo de 109.800 yuan, o equivalente a cerca de 14.200 euros (15.270 USD). Segundo avança o CarNewsChina, este modelo chega para ser a alternativa totalmente elétrica ao já bem-sucedido Seal 06 DM-i (híbrido plug-in), que desde o seu lançamento em maio de 2024 já vendeu mais de 250.000 unidades.

 

Um design familiar com um toque elétrico

 

Assente na moderna e-Platform 3.0 Evo, a mesma que serve de base à maioria dos elétricos recentes da marca, o BYD Seal 06 EV distingue-se pela sua dianteira com um design "fechado", caraterístico dos elétricos, onde a grelha tradicional dá lugar a uma superfície lisa e a uma entrada de ar trapezoidal no para-choques. Os faróis são estreitos e esguios, contribuindo para uma aparência moderna e tecnológica.

 

O perfil é marcado por uma linha de tejadilho elegante, puxadores de porta embutidos para melhor aerodinâmica e, na traseira, um farolim único que atravessa toda a largura do veículo. Curiosamente, esta versão elétrica é 110 mm mais curta e 5 mm mais larga que a sua congénere híbrida, mas a distância entre eixos foi aumentada em 30 mm para um total de 2820 mm, uma alteração que visa potenciar o conforto e o espaço no habitáculo.

 

Interior tecnológico e espaçoso para toda a família

 

Dentro do habitáculo, encontramos o ambiente tecnológico já familiar nos modelos da BYD. O grande destaque é o enorme ecrã rotativo de 15,6 polegadas, que domina a consola central e corre o sistema de infoentretenimento DiPlink 100. Este é complementado por um painel de instrumentos digital mais pequeno, mas perfeitamente legível, à frente do condutor.

 

O seletor de velocidades foi engenhosamente colocado atrás do volante multifunções, libertando espaço na consola central, que agora acomoda dois carregadores sem fios para telemóveis e um par de porta-copos. O espaço de arrumação é um ponto forte, com 24 compartimentos espalhados pelo interior, uma bagageira frontal (frunk) com 65 litros e uma bagageira traseira com 423 litros de capacidade.

 

Tecnologia e segurança não foram esquecidas

 

O Seal 06 EV vem equipado com o sistema de assistência à condução DiPilot 100 (God's Eye C). Este sistema permite funções avançadas como a Navegação em Auto-Piloto (NOA) em autoestradas e o estacionamento autónomo. O sistema de Travagem Autónoma de Emergência (AEB) é capaz de imobilizar o veículo a partir de 80 km/h em caso de emergência, e o carro alerta ainda o condutor para riscos de colisão lateral.

 

A segurança estrutural foi também uma prioridade, com 74% da carroçaria a ser construída em aço de alta resistência. Para proteção dos ocupantes, o modelo conta com nove airbags.

 

Dois motores, duas autonomias: o coração do Seal 06 EV

 

A gama do BYD Seal 06 EV está disponível com duas configurações de motor e bateria:

 

  • Versão de entrada: Equipada com um motor elétrico no eixo traseiro de 110 kW (148 cv), alimentado por uma bateria LFP de 46,08 kWh. Esta configuração oferece uma autonomia de 470 km (de acordo com o ciclo chinês CLTC).
  • Versão de longo alcance: Utiliza um motor traseiro mais potente, de 160 kW (215 cv), e uma bateria LFP de 56,6 kWh, que eleva a autonomia para os 545 km (CLTC).

 

Ambas as versões têm a velocidade máxima limitada a 160 km/h. Em termos de carregamento, a BYD afirma ser possível carregar a bateria dos 30% aos 80% em apenas 24 minutos.

 

Preços e versões: o trunfo da BYD

 

O BYD Seal 06 EV já está disponível na China com três níveis de equipamento e preços que variam entre os 109.800 e os 129.800 yuan (aproximadamente 14.200 a 16.800 euros numa conversão direta). Este posicionamento torna-o extremamente competitivo, especialmente quando comparado com a versão híbrida plug-in DM-i, cujos preços no mercado chinês se situam entre os 99.800 e os 139.800 yuan.

 

De momento, não existem informações sobre a possível chegada do BYD Seal 06 EV ao mercado europeu, mas o seu preço agressivo na China deixa antever que, caso chegue a Portugal, poderá ser mais um forte abanão no mercado dos veículos elétricos.

Anonymous

Mensagem Seg 9 Jun 2025 - 10:07 por Jorge Silva

Espero que este carro chegue a Portugal, eu mesmo estou interessado em comprar um eléctrico. A este preço, se for verdade, vem mesmo a jeito !

Anonymous

Mensagem Seg 9 Jun 2025 - 11:05 por Ângelo Ferreira

Vai ser desta que vou trocar por um eletrico

Quando chegar a Portugal com os impostos e tendo em conta que fora da China é bem mais caro custará mais de 30 mil euros. Não se enganem com o preço na China. Além de que se na China também tiver impostos mesmo lá já acresce o custo

Que vai fazer frente aos preços de hoje, isso vai!!!

Removeram as imagens do carro porquê?

Se não houvesse fobia e estupidez, Portugal rapidamente renovava a frota automóvel, com caros eléctricos, e metia na sucata todas esses fogareiros poluentes, como são os meus. Carrega-os de impostos, o que torna difícil, cara, a sua aquisição.

Anonymous

Mensagem Seg 9 Jun 2025 - 14:33 por João Eduardo cruz

Os carros elétricos, são perigosos, as baterias de lítio
Ardem com facilidade
Prefiro o carro a gasolina,
Dizem que e bom para o ambiente, e mentira,
As baterias poluem mais do que a gasolina.

Anonymous

Mensagem Seg 9 Jun 2025 - 14:58 por LuisLopes320top

Estes artigos para atiçar a malta são óptimos.
Atenção, merece atenção, mas o preço de entrana, é na China. Antes de impostos, e como alguém referiu, chega a PT por perto de 30k€. Como todos os outros carros que levam impostos.
A versão de acesso, mal equipada, vem com uma bateria de 46kwh, ou seja úteis, 42kwh, ou seja, metade dos kms da maioria dos eléctricos long range que os portugueses pretendem. As outras versões não falam nos preços.

Os eléctricos justificam a pegada ecológica em cerca de 140.000km de acordo com a volvo, ou seja, cá, admitindo que ninguém te bate no carro, está mais que justificado, em particular porque 95% da nossa energia é mega verde, como tal, devera rondar os 110.000km feitos em PT.

Agora virem-se para a Rede, que em Portugal (e noutros paises da CE) é muito mazinha, para tornar eléctricos apetecíveis. Mas disso ninguém fala.

Metade deste artigo é click-bate, a outra metade diz-nos que nos deviamos preocupar com o produto que fazemos, e só para que saibam, as margens no ramo automóvel europeu andam entre os 7% e os 12%. Comecem a fazer contas ao vosso ordenado tb.

Anonymous

Mensagem Seg 9 Jun 2025 - 17:46 por André salvador

Infelizmente nesse preço em Portugal não vai chegar. Tendo em conta os inúmeros impostos atribuídos ao produto. No mínimo 50% a mais do valor que saiu da China. Ou seja entre 30 e 35 mil euros

Anonymous

Mensagem Seg 9 Jun 2025 - 20:40 por João Pimentel

Com este preço autonomia e tudo o resto vou finalmente ter um eletrico





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech