1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Toyota bZ5

 

A Toyota acaba de reforçar a sua aposta no mercado de veículos elétricos com o lançamento oficial do bZ5 na China, um SUV coupé de dimensões médias que se destaca pela sua tecnologia e um preço de entrada extremamente competitivo. Segundo as informações avançadas pelo CarNewsChina, este é o terceiro modelo da família 100% elétrica bZ da marca, posicionando-se a seguir ao bZ3 e ao bZ4X, e recorre à plataforma e-TNGA, mas com uma novidade de peso: a integração das reconhecidas baterias Blade de fosfato de ferro-lítio (LFP) da BYD.

 

Preço e performance que impressionam

 

O Toyota bZ5 chega ao mercado chinês com preços que variam entre os 129.800 e os 159.800 yuan, o que corresponde a um valor aproximado de 16.700 a 20.600 euros. É importante sublinhar que estes valores são exclusivos para o mercado chinês e, caso o modelo chegue à Europa, os preços serão certamente mais elevados devido a impostos e custos de importação.

 

O novo SUV está disponível em quatro versões, com duas opções de bateria que definem a sua autonomia:

  • Bateria: 65,28 kWh ou 73,984 kWh.
  • Autonomia (CLTC): 550 km ou 630 km, respetivamente.
  • Potência: Todas as versões estão equipadas com um motor dianteiro que debita uma potência máxima de 200 kW (cerca de 272 cv) e um binário de 330 Nm.
  • Carregamento: O veículo suporta carregamento rápido de 90 kW, permitindo recarregar a bateria de 30% a 80% em apenas 27 minutos.

 

Um design "tubarão-martelo" e um interior tecnológico

 

Visualmente, o bZ5 não passa despercebido, mantendo muitos dos elementos do protótipo Crossover EV Concept. A frente adota um design agressivo em forma de "tubarão-martelo", com faróis em formato de C e uma barra de luz LED a toda a largura. O perfil de SUV coupé é acentuado pela linha de tejadilho descendente, puxadores de porta ocultos e jantes de liga leve de 21 polegadas.

 

interior do Toyota bZ5

 

Com 4780 mm de comprimento, 1866 mm de largura, 1510 mm de altura e uma distância entre eixos de 2880 mm, o bZ5 é ligeiramente maior que o seu irmão bZ4X.

 

No interior, a Toyota apostou num design minimalista e dominado pela tecnologia. O destaque vai para o enorme ecrã de infoentretenimento flutuante de 15,6 polegadas e um painel de instrumentos totalmente digital. A consola central conta com um seletor de mudanças rotativo e o sistema suporta controlo por gestos, interação por voz e integração com o telemóvel.

 

Tecnologia de ponta e conforto a bordo

 

O conjunto de assistentes de condução inteligente é assegurado pelo sistema Toyota Pilot, desenvolvido pela Momenta 5.0. Este sistema integra mais de 30 funções avançadas de assistência ao condutor, recorrendo a até 33 sensores – incluindo uma unidade LiDAR nas versões mais equipadas – e a uma plataforma de computação com 544 TOPS de capacidade. Esta configuração permite funções como a Navegação em Autopilot (NOA) em cenários urbanos complexos.

 

Design em branco do Toyota bZ5

 

O conforto não foi esquecido, com o bZ5 a oferecer um teto panorâmico de vidro com 1,44 m², iluminação ambiente com 256 cores, um sistema de som JBL com 10 altifalantes e vidros acústicos. Uma funcionalidade curiosa são os quatro "Modos Sesta" e a capacidade de os bancos dianteiros se reclinarem totalmente com um único toque.

 

Um novo rival para o Tesla Model Y no horizonte?

 

O Toyota bZ5 entra num dos segmentos mais concorridos do mercado de veículos elétricos, dominado globalmente pelo Tesla Model Y. No mercado chinês, terá de enfrentar rivais de peso como o Leapmotor C10 (com preços a partir de 128.800 yuan) e o Deepal S07 (a partir de 159.900 yuan), mostrando que a luta pela preferência dos consumidores será intensa.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech