
A Toyota prometeu lançar um SUV elétrico de três filas e parece estar finalmente a cumprir essa promessa. Numa imagem "teaser" algo enigmática, a marca japonesa sugeriu que há "algo novo no horizonte", revelando o que parece ser um SUV de maiores dimensões, possivelmente o muito aguardado Highlander EV.
Já passaram quase três anos desde que a Toyota anunciou pela primeira vez os planos para construir um novo SUV elétrico de três filas nos Estados Unidos. Inicialmente, a produção estava prevista para arrancar na fábrica de Princeton, Indiana, até ao final de 2025. No entanto, a fabricante adiou o calendário em setembro passado para se concentrar no aumento da produção do Grand Highlander a combustão.
Mudança de planos e produção no Kentucky
O novo SUV elétrico de três filas, que provavelmente ostentará o nome Highlander, será agora construído nas instalações da Toyota em Georgetown, Kentucky, com o início da produção previsto para o final deste ano. Embora a Toyota não o confirme diretamente na imagem partilhada esta terça-feira, todos os sinais apontam para que este seja o veículo em questão.
Apesar do atraso e da mudança para o Kentucky, espera-se que a Toyota revele totalmente este novo modelo nos próximos meses, à medida que se prepara para iniciar o fabrico. Tudo indica que deverá estrear-se no mercado como um modelo de 2027. A empresa confirmou no ano passado que mantém os planos para produzir dois novos SUV elétricos de três filas nos EUA, sendo que o segundo será um modelo "gémeo" da Subaru, maior que o Highlander EV.
Design familiar e a nova estratégia de nomes
O design grande e "quadrado" visível na imagem parece quase idêntico ao do Grand Highlander, atualmente o maior SUV da marca. É possível notar alguns elementos de design atualizados em relação à versão a combustão, incluindo uma barra de luz LED a todo o comprimento.
Um detalhe interessante revelado pelas informações mais recentes é a mudança na nomenclatura da marca. Com a Toyota a retirar os números dos nomes dos seus veículos elétricos (o bZ4X passa a ser agora apenas bZ), espera-se que este SUV de três filas seja lançado como bZ Highlander, ou uma designação semelhante.
A fabricante já possui na sua oferta o SUV elétrico de médio porte, o bZ (versão 2026), e um crossover mais pequeno, o Toyota C-HR, que chegará em breve, deixando espaço na gama para um veículo familiar maior. Atualmente, o bZ Woodland é o maior SUV elétrico da Toyota nos EUA, medindo cerca de 4,83 metros, enquanto o Highlander se aproxima dos 4,95 metros e o Grand Highlander ultrapassa os 5 metros.
Quando chegar oficialmente ao mercado, o novo elétrico de três filas da Toyota vai enfrentar uma concorrência feroz num segmento em crescimento, onde já marcam presença rivais como o Kia EV9, o Hyundai IONIQ 9, o Rivian R1S e o Volvo EX90.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!