A Toyota, em parceria com a FAW e a gigante tecnológica BYD, acaba de lançar e iniciar as entregas do seu mais recente SUV elétrico na China, o bZ5. Este modelo, com um design arrojado de estilo fastback, destaca-se não só pela colaboração inédita, mas também por um preço de entrada extremamente competitivo que promete agitar o mercado chinês. O valor arranca nos 129.800 yuan, o equivalente a cerca de 16.600 euros numa conversão direta.
Entregas a todo o vapor em 100 cidades
Apenas seis dias após o seu lançamento oficial a 10 de junho, a joint-venture FAW-Toyota deu início às entregas do bZ5. Segundo informações partilhadas pela empresa e detalhadas pelo portal CarNewsChina, os primeiros veículos já foram entregues a clientes em 100 cidades por todo o país.
Este modelo deriva diretamente do protótipo bZ Sports Crossover, apresentado no Salão Automóvel de Xangai em 2023. De momento, não existem planos confirmados para a comercialização do bZ5 fora da China, tornando-o, à semelhança do sedan bZ3, um produto desenvolvido e fabricado na China para o mercado local. O preço varia entre os 129.800 e os 199.800 yuan (aproximadamente 16.600 a 25.600 euros), um claro sinal da estratégia de preços agressiva da Toyota para competir com marcas locais e a Tesla.
As especificações do Toyota bZ5
O bZ5 é um SUV de tamanho médio com linhas de coupé, medindo 4780 mm de comprimento, 1866 mm de largura e 1510 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2880 mm. Para efeitos de comparação, é ligeiramente mais curto e mais baixo que o Tesla Model Y. O seu visual moderno é complementado por jantes de 21 polegadas, puxadores de porta embutidos e um sensor LiDAR montado no tejadilho.
No interior, a tecnologia domina com um grande ecrã central flutuante de 15,6 polegadas, um volante redondo e um pequeno seletor de velocidades na consola central. Conta ainda com um painel de instrumentos digital em formato LCD. A lista de equipamentos inclui:
- Bancos dianteiros aquecidos
- Sistema de câmaras com visão 360 graus
- Cruise control adaptativo
- Nas versões mais equipadas, um sistema de som com 10 altifalantes da JBL, tomada de 12V na bagageira e memória para os bancos dianteiros.
A "alma" da BYD: motorização e autonomia
O grande trunfo técnico do Toyota bZ5 é a incorporação da tecnologia da BYD, mais especificamente através da sua subsidiária FinDreams, que fornece as baterias LFP (fosfato de ferro-lítio). Estão disponíveis duas opções de bateria:
- Uma bateria de 65,28 kWh que oferece uma autonomia de até 550 km (ciclo CLTC).
- Uma versão de maior capacidade com 73,984 kWh, que eleva a autonomia para uns impressionantes 630 km (ciclo CLTC).
O SUV está equipado com um motor elétrico montado no eixo dianteiro que debita uma potência máxima de 200 kW, o equivalente a 268 cavalos, prometendo um desempenho ágil para concorrer diretamente com modelos como o Tesla Model Y, o Deepal S07 e o Leapmotor C10 no competitivo mercado chinês.
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