A Firefly, a submarca da Nio focada em veículos elétricos mais compactos, deu o pontapé de saída para um ambicioso teste em estradas públicas no continente europeu. Esta iniciativa visa acelerar a introdução do seu primeiro modelo na região, marcando um passo decisivo na sua estratégia de expansão global.
Uma maratona europeia para afinar detalhes
A longa jornada de testes da Firefly na Europa começou oficialmente no passado dia 9 de junho. Segundo um anúncio feito pela própria marca na sua aplicação móvel, dois gestores de produto partiram de Berlim, na Alemanha, para uma viagem que irá durar 15 dias e cobrir mais de 5.500 quilómetros.
O percurso foi desenhado para colocar o pequeno elétrico à prova numa grande variedade de condições, atravessando sete países no total:
- Alemanha
- Dinamarca
- Países Baixos
- França
- Espanha
- Itália
- Áustria
Com esta "maratona", a Firefly pretende acelerar a sua entrada no mercado europeu, que, segundo a empresa, deverá acontecer ainda durante este ano.
Um compacto premium com preço agressivo
O primeiro modelo da marca, batizado com o mesmo nome, Firefly, foi lançado oficialmente na China a 19 de abril. Posicionado como um carro compacto premium, assume-se como um concorrente direto de modelos como o BMW Mini. O seu preço de lançamento no mercado chinês foi de 119.800 RMB (incluindo a bateria), o que equivale a cerca de 15.500 euros à taxa de câmbio atual. É importante notar, contudo, que este valor servirá apenas como referência, sendo expectável um preço superior na Europa devido a impostos e taxas de importação.
Apesar de a estratégia inicial da Nio passar por lançar a Firefly primeiro na Europa, as tarifas mais elevadas levaram a uma alteração de planos, com o lançamento a ser antecipado para a China. As primeiras entregas no país asiático arrancaram a 29 de abril e, só em maio, o seu primeiro mês completo, a marca entregou 3.680 veículos.
Expansão global a todo o gás
Os planos para a Europa estão bem definidos. Em abril, durante uma mesa redonda com a imprensa, Qin Lihong, cofundador e presidente da Nio, afirmou, em resposta a uma questão colocada pelo CnEVPost, que a Firefly escolheria um momento apropriado entre junho e agosto para se lançar na Europa.
Qin adiantou ainda que, até ao final do ano, a marca pretende entrar em cerca de 20 mercados internacionais. A versão com volante à direita deverá estar pronta, no máximo, até outubro, abrindo portas a mercados como o Reino Unido e o Sudeste Asiático.
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