
O grupo automóvel sul-coreano e o Instituto de Tecnologia da Geórgia assinaram um memorando de entendimento para impulsionar o avanço da mobilidade a hidrogénio. A aliança estabelecida nos Estados Unidos da América envolve a partilha de conhecimentos e a entrega de infraestruturas físicas para criar um ecossistema de transporte de emissões zero no recinto universitário.
Campus universitário transformado em centro de investigação
A marca automóvel comprometeu-se a entregar quatro unidades do seu modelo desportivo utilitário Hyundai NEXO, um veículo movido a pilha de combustível. Além dos automóveis, a fabricante vai instalar um sistema de eletrólise na área de pesquisa da instituição de ensino. Este equipamento converte o recinto num autêntico laboratório real, focado em testar tecnologias limpas em ambiente de utilização diária.
Estudantes e professores vão analisar o desempenho dos sistemas energéticos baseados em hidrogénio e a respetiva viabilidade de integração nas redes atuais. A recolha de dados práticos engloba ainda as vertentes de sustentabilidade e políticas públicas, com o objetivo de perceber o impacto da implementação destas infraestruturas em larga escala nas cidades e nos corredores logísticos.
Inovação além do hidrogénio para o transporte ecológico
A colaboração estratégica engloba outras áreas cruciais para a transição ecológica, incluindo a condução autónoma, o desenvolvimento de baterias e os sistemas de proteção e cibersegurança. Esta ligação reforça a presença da empresa no estado da Geórgia, onde já opera uma unidade de produção e gere a frota de pesados XCIENT Fuel Cell através da sua divisão de logística sustentável.
O objetivo passa por cruzar a excelência académica com a experiência industrial, gerando dados concretos que facilitem a expansão da energia a hidrogénio para outras frotas comerciais. A iniciativa enquadra-se na meta a longo prazo da fabricante para atingir a neutralidade carbónica total nas suas operações até ao ano de 2045.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!