
A Google está a testar uma nova funcionalidade que permite transferir as tuas passkeys entre diferentes gestores de palavras-passe no sistema operativo móvel. Embora estas chaves digitais sejam consideradas mais seguras do que as credenciais tradicionais, a dificuldade em movê-las entre diferentes ecossistemas tem sido uma das suas maiores limitações. Esta atualização visa simplificar o processo, permitindo que os utilizadores escolham livremente a aplicação de segurança que preferem utilizar sem perderem o acesso às suas contas.
O fim das barreiras na migração de credenciais
Atualmente, mover passkeys entre diferentes aplicações pode ser um verdadeiro desafio técnico. De acordo com informações partilhadas pelo Android Authority, a tecnológica está a realizar testes internos para ativar uma interface que facilita esta troca. Através do gestor de palavras-passe nativo da Google, foram descobertas novas opções que permitem importar e exportar não apenas as palavras-passe convencionais, mas também as chaves de acesso digitais.
Esta mudança aproxima a experiência do Android ao que a Apple já introduziu com o lançamento do iOS 26 e do macOS 26, onde já é possível mover estas credenciais para gestores de terceiros. Nos testes realizados, foi possível verificar uma lista de aplicações compatíveis, como o Bitwarden, onde o sistema solicita ao utilizador a transferência dos dados assim que um novo gestor é aberto no telemóvel.

A tecnologia por trás da transferência segura
A capacidade de mover estes dados sensíveis de forma segura é garantida pelo Credential Exchange Protocol (CXP). Esta tecnologia é o pilar que sustenta a interoperabilidade entre as diferentes plataformas, contando com o apoio de gigantes como a Samsung e a própria Apple. No entanto, é importante notar que a funcionalidade ainda não está disponível para o público em geral, encontrando-se numa fase de testes de interface e código.
Além desta novidade, as fabricantes estão a colaborar para tornar a transição entre dispositivos iPhone e Android mais simples, permitindo a cópia sem fios de ficheiros, aplicações e configurações do ecrã inicial. Embora a Google tenha mencionado que a transferência de palavras-passe será facilitada neste processo de mudança de marca, ainda não existe uma confirmação oficial sobre se as passkeys serão incluídas de imediato nesta ferramenta de migração sem fios. Por agora, resta aguardar que a ativação oficial chegue a todos os equipamentos.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!