1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      

Siga-nos


sinal de rede sem fios

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul desenvolveu uma solução inovadora capaz de transmitir sinais de voz até 100 metros de profundidade no subsolo. De acordo com a informação avançada pelo Corriere della Sera, esta nova tecnologia baseada em indução magnética promete resolver um dos maiores problemas de comunicação em operações de resgate, exploração mineira e cenários militares.

Como funciona a comunicação subterrânea

O projeto, conhecido como Through-The-Earth, afasta-se dos métodos tradicionais de radiofrequência, que perdem a eficácia após ultrapassarem poucos metros de terra ou rocha. Em vez disso, os cientistas do Instituto de Pesquisa de Eletrónica e Telecomunicações sul-coreano utilizaram ondas eletromagnéticas de frequência extremamente baixa.

Através da utilização de corrente elétrica, o sistema produz uma indução magnética capaz de atravessar os materiais mais densos, como betão e rochas maciças. A grande vantagem desta abordagem é que o sinal sofre uma degradação muito inferior com o aumento da distância quando comparado com as redes convencionais, tornando-se ideal para esforços de socorro após sismos, comunicações dentro de túneis ou perfurações em alto mar.

Os desafios e o futuro da inovação

Apesar de representar um enorme passo para garantir a segurança debaixo de terra, a inovação ainda enfrenta obstáculos práticos e técnicos significativos. A principal limitação neste momento é a velocidade de transmissão de dados, que se fica por uns modestos 2 kilobytes por segundo.

Além disso, o equipamento atual está longe de ser prático para uso no terreno. O formato exige uma antena transmissora em anel com cerca de um metro quadrado e um sensor dedicado apenas para captar o campo magnético.

O próximo grande objetivo dos investigadores é otimizar e reduzir drasticamente as dimensões do hardware. A ambição final passa por miniaturizar os componentes ao ponto de poderem ser integrados diretamente em dispositivos móveis comuns, como tablets e telemóveis, colocando esta rede de emergência na mão de qualquer utilizador ou equipa de salvamento.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech