1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

sinal wi-fi sem fios

 

Cada vez mais necessitamos de estar sempre ligados à Internet, independentemente de onde nos encontremos. Isto é ainda mais importante quando existem milhares de pequenos dispositivos que, de uma forma ou de outra, também necessitam desta ligação - como é o caso dos dispositivos da Internet das Coisas.

 

A pensar nisso, uma equipa de investigadores revelou que se encontra a desenvolver uma nova tecnologia Wi-fi, que poderá fornecer a ligação por uma distancia consideravelmente mais elevada do que a existente atualmente, além de também poupar energia no processo.

 

Apelidada de Wi-Fi HaLow, esta nova tecnologia promete fornecer ligações sem fios até 1KM de distância, ao mesmo tempo que consome menos energia do que as tecnologias atualmente existentes. Esta foi também recentemente certificada pela associação Wi-Fi Alliance, responsável pela gestão de protocolos e standards de redes sem fios no mercado.

 

A mesma vai ser compatível com todos os protocolos Wi-Fi atualmente existentes, bem como a lista de dispositivos, podendo ser implementada em praticamente qualquer infraestrutura que tenha atualmente uma rede sem fios.

 

Os investigadores revelam que esta tecnologia foi desenvolvida exatamente para fornecer uma forma de ligação mais estável e consistente para os dispositivos da Internet das Coisas, bem como para locais onde as soluções atualmente existentes possam não ser suficientes.

 

Mas como funciona esta tecnologia?

Bastante simples na verdade. As redes wi-fi atualmente existentes funcionam nas larguras de banda de 2.4GHz e 5GHz. No entanto, o Wi-Fi HaLow funciona na largura de banda aproximada de 1 GHz.

 

Ou seja, isto permite que o sinal esteja acessível por distancias mais largas, ao mesmo tempo que usa menos energia para esta tarefa. No entanto, existem alguns pontos negativos.

Como a frequência de funcionamento é inferior às atualmente existentes, a velocidade de transmissão de dados também será inferior. Mas, no final, o objetivo passa por interligar pequenos dispositivos da Internet das Coisas, pelo que a velocidade deverá ser mais do que suficiente para esta tarefa.

 

Ainda se desconhece quando realmente esta tecnologia vai começar a ser implementada. Apesar de estar certificada e pronta a usar, ainda não existe nenhum fabricante que tenha oficialmente integrado a mesma nos seus produtos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech