1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Interior de um disco rigido

 

Embora cada vez mais os discos em computadores e consolas estejam a adotar a tecnologia SSD, ainda existem usos onde discos mecânicos podem ter alguma vantagem. Um dos exemplos encontra-se sobre a capacidade que estes possuem para armazenar mais dados e a um custo normalmente mais reduzido.

 

A comprovar isso mesmo, uma empresa revelou ter desenvolvido uma nova tecnologia que pode aumentar ainda mais a capacidade destes discos, enquanto reduz o preço dos mesmos.

A empresa Folio Photonics confirmou ter desenvolvido um novo sistema de armazenamento ótico de dados, que vai permitir ter discos rígidos com mais capacidade e com um preço mais reduzido. Usando um conjunto de novos materiais, a empresa afirma ser capaz de fornecer 5 dólares por Terabyte de informação, com o potencial de reduzir este valor para 1 dólares por TB.

 

Atualmente, mesmo os melhores discos mecânicos no mercado contam com preços por Terabyte que rondam os 25 dólares. Portanto, esta redução de valor é certamente bem vinda para o mercado em geral.

 

A empresa afirma que este novo método de produção de discos já tinha sido estudado no passado, mas não era fiável em termos de custos de produção em larga escala. No entanto, com o evoluir das tecnologias, foi possível adaptar a mesma para ser consideravelmente mais barata para produção, trazendo assim os benefícios para o mercado.

 

A Folio afirma ainda que esta tecnologia permite ainda criar discos mais eficientes do que os atualmente existentes, uma vez que necessitam de menos energia para funcionar, o que também ajuda a aumentar o período de vida dos mesmo e a serem mais resistentes a pulsos eletromagnéticos.

 

A empresa espera começar a vender os primeiros discos com esta tecnologia em 2024, sendo os planos de introduzir novos discos com 10 TB de capacidade por apenas 50 dólares. Se tivermos em conta o mercado atual, esse mesmo preço hoje em dia permite a compra de um disco de 2 TB.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech