
A WeRide e a Uber anunciaram uma nova fase da sua parceria global para lançar o primeiro serviço piloto de robotáxis comerciais em Madrid. Segundo a CnEVPost, este passo marca a entrada conjunta das duas empresas no mercado europeu, transformando a capital de Espanha na décima segunda cidade a receber as operações da fabricante chinesa.
O arranque oficial do serviço comercial está marcado para o final deste ano. Os utilizadores locais vão conseguir solicitar um veículo autónomo da WeRide com apenas um toque diretamente na aplicação da Uber. Durante a fase inicial, os automóveis estarão equipados com operadores de segurança profissionais para garantir a máxima fluidez e segurança nas viagens. À medida que as métricas operacionais forem atingidas, a frota será expandida em colaboração com a Avomo, uma empresa do Grupo Moove Cars que gere as operações de veículos.
Expansão global avança pela capital espanhola
O objetivo partilhado passa por colocar centenas de robotáxis nas ruas para garantir serviços comerciais totalmente sem condutor nas áreas urbanas centrais de Madrid. Espanha representa o quinto mercado europeu alcançado pela tecnológica asiática, capitalizando o sucesso que a parceria com a Uber já obteve no Médio Oriente.
As duas empresas já operam frotas comerciais autónomas em Abu Dhabi e no Dubai, com Riade a preparar-se para acolher os mesmos serviços a curto prazo. A estratégia da WeRide foca-se numa operação com poucos ativos, preferindo aliar-se a parceiros estabelecidos que conheçam a Europa e possuam recursos e capacidades locais. A tecnologia autónoma provém da empresa chinesa, mas a gestão diária da frota madrilena fica a cargo da Avomo, a mesma parceira que a Uber utiliza nas suas operações norte-americanas em Atlanta e Austin.
Um roteiro ambicioso para a condução autónoma
A parceria estratégica alcançada em setembro de 2024 continua a ganhar escala. Em maio de 2025, as duas gigantes reforçaram o acordo para adicionar quinze novas cidades em todo o mundo durante cinco anos. Com Madrid, as empresas dão por concluída a implementação em quatro localizações, estando planeado que as restantes onze recebam os serviços de forma gradual até 2030.
O CEO da WeRide, Tony Han, sublinhou que implementar serviços numa cidade com o crescimento e a complexidade de Madrid reflete a capacidade da marca em operar com segurança em condições do mundo real. Este movimento junta-se à recente chegada da WeRide à Eslováquia em março deste ano e à parceria com a Grab em Singapura no passado mês de abril. Atualmente, a operação da marca abrange doze países e conta com mais de mil veículos autónomos em circulação, preparando-se para distribuir dezenas de milhares de unidades globalmente através da aplicação da Uber.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!