1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Panama Papers é uma das maiores fugas de informação da história
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Panama Papers é uma das maiores fugas de informação da história em Seg 4 Abr 2016 - 11:19

DJPRMF

panama Papers

As altas figuras de topo, celebridades e milionários encontram-se a ser abalados com o recente caso “Panama Papers”. Este é já considerada uma das maiores fugas de informação de sempre, com consequências que poderão ser desastrosas para vários nomes.

O caso divulgado pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung recai sobre a empresa Mossack Fonseca, sediada no Panamá, a qual possui um esquema de funcionamento bastante simples, permitindo que milionários possam manter a sua fortuna segura.

A empresa estaria a vender entidades fictícias a diversas figuras mediáticas, com o objetivo de estas poderem preservar os seus ganhos em diversos paraísos fiscais, evitando o pagamento de impostos e encobrindo atividades ilícitas.

Os dados constantes na fuga revelam vários nomes e informações sobre um vasto conjunto de políticos, celebridades e desportistas que estaria a utilizar os serviços da empresa. Apesar da informação valiosa presente nestes dados, o que impressiona é mesmo a quantidade desta fuga: mais de 2,6 terabytes de dados, o que correspondem a 11,5 milhões de ficheiros.

Os dados foram divulgados ao jornal alemão por mais de um ano, tendo a origem dos mesmos permanecido anónima. Todos os dados eram enviados de forma encriptada e sem qualquer contacto presencial.

Para se perceber melhor a escala desta fuga de informações, é possível comparar-se com outros casos similares, como o do Wikileaks:

escala panama papers

No total, a análise e interpretação dos dados demorou cerca de um ano, onde estiveram envolvidos mais de 400 jornalistas, e sobre mais de 100 entidades em 80 países. A organização deste esforço conjunto foi idealizada pela International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ), que também já tinha realizado tarefas similares no passado, com o Offshore Leaks, Lux Leaks e o Swiss Leaks.

Entre os dados obtidos encontram-se mais de 11.5 milhões de ficheiros, compostos por e-mails, ficheiros pdf, fotografias e excertos da base dados da empresa. Os dados dizem igualmente respeito a um período alargado: entre 1970 e a Primavera de 2016.

ficheiros panama papers

Com a disponibilização pública desta informação, começa-se a relacionar vários nomes conhecidos a nível mundial, assim como algumas operações sobre o funcionamento do esquema e como este permitia aos mais ricos “fugir” do pagamento de taxas e contribuições. Mas ainda deverá demorar algum tempo até que toda a informação seja processada.

Fonte Süddeutsche Zeitung



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech