1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Falha no Microsoft Visual Studio Code pode permitir roubo de tokens
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Falha no Microsoft Visual Studio Code pode permitir roubo de tokens em Qua 9 Ago 2023 - 10:12

DJPRMF

Microsoft Visual Studio code com chave

O Editor de código Visual Studio Code (VS Code), bastante usado por programadores para criarem as suas aplicações, possui uma falha que pode permitir a extensões maliciosas recolherem os tokens armazenados em sistemas Windows, Linux e macOS.

Estes tokens normalmente encontram-se armazenados no gestor de tokens do programa, e são usados para interligar o mesmo com terceiros, como é o caso do GitHub e Git. O roubo dos mesmos podem ter graves consequências, tendo em conta que pode permitir o acesso externo a essas contas, e obtenção de dados sensíveis.

A falha foi originalmente descoberta pelos investigadores da empresa Cycode, sendo que foi reportada para a Microsoft, juntamente com uma PoC a demonstrar o funcionamento. Apesar disso, a Microsoft não atualizou a falha, considerando que esta não será relevante.

A empresa terá optado por não resolver a mesma por considerar que as extensões não se enquadram na colocação em ambientes sandbox, como acontecer com o resto do editor.

A falha explora a API do programa, permitindo que se possa aceder aos tokens guardados no gestor de credenciais do mesmo. Isto acontece porque o Gestor de tokens não se encontra isolado do resto dos processos da aplicação, e pode ser acedido por fontes externas, como é o caso de extensões.

Com isto, qualquer extensão que esteja instalada no VS Code, e que tenha acesso ao mesmo, pode eventualmente aceder ao Secret Storage. Não havendo qualquer isolamento, os códigos podem ser acedidos por todas as extensões – o que inclui extensões maliciosas.

O problema desta falha não se encontra diretamente na falta do isolamento, mas sim na questão de que uma extensão maliciosamente criada pode aproveitar a mesma para roubo de dados.

A falha foi confirmada pelos investigadores faz mais de dois meses, e igualmente reportada para a Microsoft. No entanto, será improvável que a empresa venha a lançar uma correção para a mesma, tendo em conta que não a considera uma falha de segurança.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech