1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Nova lei dos EUA pode banir viaturas com software da China e Rússia
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Nova lei dos EUA pode banir viaturas com software da China e Rússia em Qua 15 Jan 2025 - 15:35

DJPRMF

Viatura em exposição da BMW

O governo dos EUA encontra-se a preparar para algumas mudanças, a poucos dias da entrada de Donald Trump no poder. E por entre as mudanças podem encontrar-se algumas que afetam alguns dos principais fabricantes de automóveis fora dos EUA.

Os EUA encontra-se a aprovar uma nova lei, que vai impedir a venda de veículos com componentes e software que tenham sido produzidos na China ou Rússia. Ou seja, caso as fabricantes usem algum componente eletrónico que tenha sido produzido diretamente na China ou Rússia, ou até o software do mesmo, o veículo passa a não poder ser vendido legalmente nos EUA.

Segundo o governo, qualquer tecnologia com origem nestes países não pode ser usada nos EUA, derivado do risco para a segurança nacional. Esta é apenas uma das mais recentes medidas do governo dos EUA contra várias acusações de ciberespionagem de entidades na China.

A lei vai aplicar-se a todos os veículos que sejam vendidos nos EUA a partir de 2027. Os modelos anteriores a esta data ainda podem ser comercializados e usados na normalidade. Inicialmente a lei será aplicada apenas as tecnologias diretamente relacionadas com o software, incluindo também tecnologias que usem Wi-Fi, Bluetooth, satélite ou rede móvel.

A partir de 2030, a medida passa a aplicar-se também para componentes eletrónicos que possam encontrar-se nos veículos, e que certamente terá um maior impacto.

Embora esta lei tenha sido criada durante a administração de Joe Biden, espera-se que Donald Trump mantenha durante o seu mandato.

Por fim, a lei aplica-se ainda, em 2027, a viaturas que sejam interligadas e tenham relações com empresas na China ou Rússia. Esta medida é uma das mais controversas, pois pode vir a impedir alguns fabricantes populares nos EUA de venderem as suas viaturas.

Um dos exemplos encontra-se na Polestar, que tem vindo a ganhar popularidade neste mercado, mas devido aos seus investimentos na China pode não conseguir vender novas viaturas nos EUA depois de 2027. O mesmo também se aplica à Zeekr, usada pelas viaturas da Waymo, subsidiária da Google para viaturas autónomas.

Até mesmo marcas locais, como a Ford e GM, teriam de alterar as suas linhas de produção face a estas novas restrições, visto que até mesmo estas contam com certos componentes e tecnologias baseadas em empresas na China.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech