
A DeepSeek pode ter surgido no mercado de forma repentina, mas veio causar algumas mudanças no mesmo. Isto porque o modelo de IA da empresa consegue ser fornecido a um custo inferior, com o desempenho similar a outros modelos mais caros e é inteiramente open source.
Com isto, começaram a surgir receios de como a DeepSeek poderia ter impacto para algumas das maiores empresas no campo da IA, como é o caso da Nvidia. Algumas fontes apontavam que a DeepSeek poderia causar problemas financeiros para a Nvidia, nomeadamente com a redução das vendas.
No entanto, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, não parece encontrar-se na mesma ideia. Durante uma recente reunião com os investidores, Jensen Huang confirmou que não se encontra preocupado com a DeepSeek e que as atividades da mesma não terão impacto nas vendas futuras da Nvidia.
Huang considerou o R1 como uma excelente inovação. Ao mesmo tempo, o CEO deixou ainda a indicação de que o lançamento do modelo não causa impacto nas vendas da Nvidia, e se tanto, pode até ajudar – tendo em conta que mais empresas podem começar a necessitar do hardware da mesma para usarem o modelo de forma local.
Os dados parecem ir de encontro com as ideias de Huang, tendo em conta que as vendas da Nvidia continuam a aumentar, e depois de uma ligeira quebra nos mercados, as ações da empresa parecem agora estar novamente a recuperar. A empresa ultrapassou recentemente as expectativas, com receitas de 39.3 mil milhões de dólares, e espera-se que no próximo trimestre fiscal o valor aumente para 43 mil milhões.
Os investimentos da empresa em centro de dados também aumentaram consideravelmente, demonstrando que ainda existe um forte mercado para os componentes da empresa.