1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Novo malware da Coreia do Norte consegue infiltrar-se na Google Play Store
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Novo malware da Coreia do Norte consegue infiltrar-se na Google Play Store em Qua 12 Mar 2025 - 18:11

DJPRMF

Malware em smartphone

De tempos a tempos, existe malware que consegue contornar todas as proteções implementadas na Google Play Store, e acaba por ficar disponível para os utilizadores. Foi o que se descobriu recentemente com um novo malware, apelidado de “KoSpy”.

Este malware foi descoberto por investigadores da Lookout, e encontra-se a ser disponibilizado tanto pela Google Play Store, em apps que conseguiram ser implementadas na plataforma, como em lojas de aplicações de terceiros. O malware possui associações com grupos da Coreia do Norte, conhecidos como APT37.

Acredita-se que a campanha do malware KoSpy esteja ativa desde Março de 2022, sendo que atualmente foram identificadas cinco aplicações que continham o código malicioso. No entanto, o número pode ser bastante mais elevado, pois existem diferentes variantes do malware criadas para tentar evitar a identificação por software de segurança tradicional.

imagem de app maliciosa

As aplicações identificadas fazem-se passa como apps de atualização do sistema e de Gestor de Ficheiros, que tentam obter permissões elevadas dentro do sistema. O facto de serem dentro desta categorias de apps será para tentar levar os utilizadores a aceitarem as permissões, para as atividades que normalmente são feitas neste género de apps.

O KoSpy pode recolher diversa informação pessoal dos dispositivos das vítimas, entre a qual contactos, mensagens, dados de GPS em tempo real, conteúdos apresentados no ecrã, senhas e carteiras de criptomoedas, entre outros dados potencialmente sensíveis. Este possui ainda a capacidade de ativar silenciosamente a câmara e microfone, para a captura de conteúdos.

Embora as apps identificadas com o malware tenham sido removidas da Play Store, quem tenha instalado as aplicações ainda necessita de remover manualmente as mesmas e eliminar todos os traços do malware no sistema – que pode ter sido instalado em outras apps.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech