1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » O fim de uma era: WhatsApp vai mesmo mostrar anúncios. Saiba onde e como
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

O fim de uma era: WhatsApp vai mesmo mostrar anúncios. Saiba onde e como em Seg 16 Jun 2025 - 14:45

DJPRMF

Icone do WhatsApp na app

Era uma questão de tempo até acontecer e a confirmação chegou. Após anos a operar como um serviço gratuito e livre de publicidade, o WhatsApp vai começar a exibir anúncios na sua popular aplicação de mensagens. A Meta, empresa-mãe da plataforma, revelou que esta mudança faz parte de uma nova estratégia de monetização, que também irá afetar os Canais.

Para já, as conversas pessoais e em grupo permanecem intocadas. Os anúncios surgirão num local específico, que muitos utilizadores já conhecem de outras aplicações da Meta.

Publicidade no Estado: uma experiência "à Instagram"

A grande novidade é a introdução de anúncios diretamente na secção de "Estado" do WhatsApp. O funcionamento será muito semelhante ao que já acontece com as Stories do Instagram e do Facebook. Ao navegar pelas atualizações de estado dos seus contactos, o utilizador verá um anúncio intercalado após visualizar algumas publicações.

Esta medida surge numa altura em que, segundo a Meta, mais de 1.5 mil milhões de pessoas utilizam diariamente as funcionalidades de Estado e Canais, tornando esta secção um espaço apetecível para os anunciantes.

WhatsApp com anúncios nos Status

Como funcionará a segmentação dos anúncios?

A questão da privacidade é sempre central quando se fala do WhatsApp. A Meta garante que as mensagens e chamadas pessoais continuarão protegidas por encriptação ponto a ponto e não serão utilizadas para direcionar publicidade. A empresa afirma que não usará dados de identificação pessoal, como o número de telemóvel, o conteúdo das mensagens, chamadas ou a pertença a grupos para este fim.

Então, que dados serão usados? A segmentação dos anúncios basear-se-á em informações mais genéricas. A empresa detalhou os seguintes critérios:

  • O país ou a cidade do utilizador.
  • O idioma definido no dispositivo.
  • Os Canais que o utilizador segue.
  • Dados de interação com outros anúncios que o utilizador veja.

Adicionalmente, se o utilizador tiver a sua conta WhatsApp associada ao Centro de Contas da Meta, as suas preferências de publicidade definidas noutras plataformas (como Facebook e Instagram) poderão ser utilizadas para apresentar anúncios mais relevantes.

Canais também recebem novidades e modelos de subscrição

A monetização não se fica pelos anúncios no Estado. Os Canais, a funcionalidade de transmissão de mensagens para grandes audiências, também receberão novas ferramentas comerciais. A Meta vai permitir que empresas e criadores de conteúdo promovam os seus canais na secção de descoberta, aumentando a sua visibilidade.

Mais significativo ainda é o teste de um modelo de subscrição. Alguns criadores e empresas selecionados poderão começar a cobrar uma mensalidade por acesso a atualizações exclusivas nos seus canais. Estes pagamentos serão processados diretamente através das lojas de aplicações, como a App Store da Apple ou a Google Play Store.

Alice Newton Rex, Vice-Presidente de produto no WhatsApp, descreveu estas novidades como uma "evolução natural" para a aplicação. "Sentimos que era o próximo passo lógico, agora que estas áreas de negócio cresceram, para ajudar as pessoas a descobrir empresas diretamente no WhatsApp. Era algo que ouvíamos cada vez mais da parte das próprias empresas", afirmou.

A introdução dos anúncios e das novas funcionalidades para os Canais será implementada de forma gradual a nível global ao longo dos próximos meses.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech