
A Google continua a reforçar a sua aposta em inteligência artificial e anunciou a integração de algumas das suas mais potentes capacidades diretamente na Pesquisa. Depois de ter revelado no evento I/O como os mais recentes modelos Gemini iriam transformar a experiência de pesquisa, a empresa começa agora a disponibilizar o acesso ao Gemini 2.5 Pro e a uma nova funcionalidade de pesquisa aprofundada, além de uma surpreendente capacidade da IA para realizar chamadas para negócios locais.
A Pesquisa mais potente com os modelos Gemini
A partir de agora, o Modo IA (AI Mode) na Pesquisa Google passa a contar com o poder do Gemini 2.5 Pro. Isto significa que os utilizadores com subscrições Google AI Pro e AI Ultra terão acesso ao modelo de IA mais inteligente da empresa diretamente na página de resultados. O Gemini 2.5 Pro destaca-se em tarefas de raciocínio avançado, matemática e programação, sendo capaz de ajudar com questões complexas e fornecendo links para aprofundar o conhecimento. Os subscritores poderão selecionar o modelo 2.5 Pro através de um menu no separador do Modo IA.

Para as questões que exigem uma investigação ainda mais exaustiva, a Google introduz o Deep Search, que tira partido do Gemini 2.5 Pro. Esta é a ferramenta de pesquisa mais avançada da Google, desenhada para poupar horas de trabalho ao ser capaz de realizar centenas de pesquisas, analisar e cruzar informações de fontes distintas e, em minutos, criar um relatório completo e com todas as fontes citadas. O Deep Search é particularmente útil para investigações aprofundadas relacionadas com trabalho, estudos, hobbies ou até mesmo para tomar grandes decisões de vida, como a compra de uma casa.
De momento, o Deep Search e o Gemini 2.5 Pro estão a ser disponibilizados esta semana para os subscritores do Google AI Pro e AI Ultra nos EUA que tenham ativado a experiência do Modo IA no Labs.
Uma IA que telefona para empresas locais por si
Para além da pesquisa, a Google quer usar a IA para ajudar a realizar tarefas. Uma nova capacidade autónoma está a ser integrada na Pesquisa: chamadas feitas por IA para negócios locais. Seja para encontrar um serviço de tosquia para o seu animal de estimação ou uma lavandaria, a Pesquisa pode agora ligar para as empresas para obter informações sobre preços e disponibilidade, sem que o utilizador precise de pegar no telefone.
Para utilizar, basta pesquisar por algo como "tosquiadores de animais perto de mim" e surgirá uma nova opção nos resultados para "Pedir à IA para verificar preços". A partir daí, o utilizador submete o pedido e a Pesquisa trata do resto, consolidando a informação sobre marcações e serviços de diferentes estabelecimentos para apresentar um leque de opções.
Esta funcionalidade já começou a ser disponibilizada para todos os utilizadores da Pesquisa nos EUA, com limites de utilização mais elevados para os subscritores Google AI Pro e AI Ultra. Segundo a Google, as empresas mantêm sempre o controlo sobre esta interação através das definições do seu Perfil de Empresa (Business Profile).
Com estas novidades, a Google reforça a sua estratégia de oferecer as suas funcionalidades de IA mais avançadas em primeira mão aos subscritores, dando-lhes acesso antecipado ao futuro da pesquisa.