
Ken Pillonel, um engenheiro conhecido no mundo da tecnologia pelos seus engenhosos projetos, está de volta. Depois de ter criado o primeiro iPhone do mundo com uma porta USB-C funcional em 2021, Pillonel volta a sua atenção para o mesmo conceito, mas com uma abordagem diferente e mais acessível a todos.
O engenheiro criou uma capa para iPhone que consegue adicionar uma porta USB-C a modelos mais antigos, equipados com a agora obsoleta porta Lightning da Apple. As opções disponíveis podem ser consultadas na sua loja online.
Uma segunda vida para iPhones com porta Lightning
Durante várias gerações, a Apple insistiu na sua porta proprietária Lightning, uma tecnologia de conexão que obrigava os utilizadores a um ecossistema de adaptadores e dongles. A solução de Pillonel surge como uma forma de manter estes dispositivos mais antigos perfeitamente funcionais na era moderna, onde o USB-C se tornou o padrão universal, inclusive nos novos produtos da própria Apple.

"O objetivo é dar uma vida extra a esses aparelhos mais antigos, fazendo com que pareçam menos obsoletos", explica Pillonel no vídeo fascinante onde detalha todo o processo de design. O projeto abrange todos os 20 modelos de iPhone da era Lightning que ainda são capazes de correr a versão mais atual do iOS.
Funcionalidade completa: carregamento rápido e dados
Esta não é uma solução a meias. O design da capa promete total funcionalidade, incluindo carregamento rápido e transferências de dados a toda a velocidade, tanto para computadores como para sistemas CarPlay. Para os mais interessados em personalização, Pillonel confirmou que está a preparar o lançamento de mais opções de cores, previstas para chegar em setembro.
O vídeo da autoria do engenheiro é uma visualização obrigatória para qualquer pessoa com interesse em design de produto e engenharia.
O engenheiro que já tinha "convertido" o iPhone
Ken Pillonel não é um novato nestas andanças. Para além do famoso projeto do primeiro iPhone com USB-C, o seu historial inclui também modificações a outros produtos da Apple. Entre os seus projetos mais conhecidos encontram-se alterações aos AirPods e aos AirPods Max, sempre com o objetivo de os modernizar ou melhorar a sua funcionalidade.