1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Loja do Steam renovada: mais espaço e suporte para novos formatos de vídeo
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Loja do Steam renovada: mais espaço e suporte para novos formatos de vídeo em Sáb 16 Ago 2025 - 15:23

DJPRMF

Steam logo

A Valve continua a refinar a experiência de utilização da sua plataforma e, desta vez, as atenções viram-se novamente para as páginas da loja. Numa nova atualização, já disponível no cliente beta do Steam, a empresa está a testar um design mais espaçoso e moderno, pensado para quem utiliza monitores de maiores dimensões.

As mudanças, que prometem tornar a navegação e descoberta de novos jogos mais agradável, trazem também novidades importantes para os programadores, que ganham mais flexibilidade para apresentar os seus títulos.

Uma loja mais ampla para ecrãs modernos

A principal alteração é o aumento da largura das páginas da loja, que passam dos anteriores 940px para 1200px. Segundo a Valve, esta mudança tem como objetivo modernizar o design e proporcionar uma melhor experiência aos jogadores com ecrãs maiores, que são cada vez mais comuns.

Na prática, este novo espaço traduz-se em imagens e trailers de maiores dimensões, tornando a apresentação dos jogos mais imersiva e detalhada. Além disso, as áreas de descrição dos jogos também beneficiam de mais espaço, permitindo aos programadores fornecerem mais informação de forma mais legível. A Valve garante que os utilizadores com ecrãs mais pequenos ou que usem o Steam em janelas de menores dimensões continuarão a ver uma versão ajustada, como acontecia anteriormente.

detalhes da nova página da Steam

Adeus GIFs, olá vídeos de alta qualidade

Outra novidade significativa é a expansão do suporte a formatos de vídeo nas descrições dos jogos. Até agora, os programadores estavam limitados ao uso de ficheiros .gif para animações. Com esta atualização, passam a ser suportados os formatos .mp4 e .webm.

Esta alteração permite a integração de vídeos com maior qualidade e fluidez, com um limite de 100 MB por ficheiro e uma duração máxima de 12 segundos. É um passo importante para substituir os GIFs, muitas vezes pesados e de baixa qualidade, por alternativas mais eficientes.

A Valve aproveitou a publicação no seu blog de programadores Steamworks para brincar com a eterna discussão sobre a pronúncia de "GIF", afirmando que a equipa está "bastante dividida sobre como pronunciá-lo".

Como experimentar o novo visual

Para os mais curiosos que queiram já testar estas novidades, basta aderir à versão beta do cliente Steam. O processo é simples: aceda às "Definições", selecione o separador "Interface" e, na opção "Participação no Cliente Beta", escolha a versão mais recente disponível.

A Valve planeia manter estas alterações em fase de testes durante algumas semanas, de forma a recolher feedback e dar tempo aos programadores para ajustarem as suas páginas, antes de lançar a atualização para todos os utilizadores.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech