1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Google e Apple

A incerteza em torno dos processos de imigração nos Estados Unidos está a levar as grandes tecnológicas a adotarem medidas de precaução extremas. Tanto a Google como a Apple estão a aconselhar os seus funcionários estrangeiros a evitarem viagens para fora do país neste momento, caso necessitem de renovar ou obter carimbos de visto para regressar.

Esta recomendação surge num contexto de atrasos significativos e processos de verificação mais rigorosos por parte das autoridades norte-americanas, que podem deixar os trabalhadores retidos no estrangeiro por tempo indeterminado.

Memorandos internos pedem cautela máxima

De acordo com informações avançadas pelo Business Insider, as sociedades de advogados que representam as duas gigantes tecnológicas emitiram avisos claros sobre o assunto. A BAL Immigration Law, que representa a Google, e a Fragomen, que trabalha com a Apple, enviaram memorandos a detalhar os riscos atuais.

A Fragomen foi perentória na sua recomendação: “Dadas as recentes atualizações e a possibilidade de atrasos imprevisíveis e prolongados no regresso aos EUA, recomendamos vivamente que os funcionários sem um carimbo de visto H-1B válido evitem viagens internacionais por agora”.

Esta postura defensiva visa proteger os funcionários de ficarem num limbo burocrático, numa altura em que o Departamento de Estado norte-americano confirmou estar a "dar prioridade à verificação minuciosa de cada caso de visto acima de tudo".

Escrutínio nas redes sociais e cancelamentos

A situação parece ser particularmente delicada para profissionais de certas regiões. Relatos indicam que centenas de profissionais indianos, que viajaram para o seu país de origem em dezembro para renovar os vistos de trabalho, viram as suas marcações nas embaixadas dos EUA serem canceladas ou reagendadas.

O motivo prende-se com novos requisitos de verificação, que incluem uma análise mais aprofundada da presença dos candidatos nas redes sociais. Este nível de escrutínio adicional está a causar um "engarrafamento" nos serviços consulares, tornando os prazos de processamento imprevisíveis.

Este alerta surge poucos meses após outras preocupações levantadas pelas grandes empresas de tecnologia. Em setembro, várias companhias já tinham emitido avisos semelhantes quando a Casa Branca anunciou a intenção de implementar uma taxa de 100.000 dólares para aplicações de vistos H-1B, uma medida que continua a gerar apreensão no setor tecnológico, fortemente dependente de talento global.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech