1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Google paint

A Google tinha até hoje para apresentar o seu plano de conformidade com a ordem do juiz James Donato, que obriga a gigante tecnológica a abrir o sistema Android a lojas de aplicações de terceiros e a permitir métodos de pagamento alternativos nos Estados Unidos. A resposta chegou, mas traz consigo uma série de novas taxas que prometem manter acesa a batalha legal contra a Epic Games.

A "abertura" do Android tem um preço elevado

Embora a empresa esteja tecnicamente a permitir que os programadores conduzam os utilizadores para fora do ecossistema da Google Play Store para descarregar aplicações ou realizar pagamentos, a Google atualizou silenciosamente as suas páginas de suporte com novas regras e custos associados.

Para participar nos programas de "links para conteúdo externo", os programadores terão de se inscrever até ao dia 28 de janeiro. A grande surpresa reside nos valores que a Google pretende cobrar futuramente: uma taxa de 2,85 dólares (cerca de 2,70 euros) por cada aplicação e 3,65 dólares (cerca de 3,50 euros) por cada jogo que um utilizador instale nas 24 horas seguintes a ter clicado num link externo.

Além destas taxas por instalação, a empresa planeia ficar com uma comissão de 20% sobre qualquer compra realizada dentro da aplicação (in-app purchase) e 10% sobre subscrições com renovação automática. Para que tudo isto funcione, as aplicações ainda terão de passar pela revisão da Google, utilizar as APIs da empresa para rastreio e os programadores terão de reportar todas as transações, conforme detalhado na página de suporte da Google.

Descontos mínimos e o futuro da batalha legal

Para quem optar por soluções de faturação alternativa dentro da própria aplicação, o cenário não é muito mais favorável. A Google oferece um "desconto" de apenas 5% face às taxas habituais. Isto significa que a empresa cobrará 25% sobre as compras e 10% sobre as subscrições, valores que, na prática, podem não compensar o esforço técnico de implementar um sistema de pagamento paralelo, segundo as informações disponibilizadas na documentação sobre faturação alternativa.

A empresa afirma que, por enquanto, não está a cobrar estas taxas ativamente, nem a exigir o reporte das transações, mas a intenção de o fazer no futuro é clara. A Google justifica estes custos afirmando que refletem o valor fornecido pelo Android e pela Play Store, suportando o investimento contínuo na plataforma.

A Epic Games já reagiu, concordando com os prazos de inscrição, mas opondo-se firmemente às taxas de serviço anunciadas, prometendo contestá-las caso entrem em vigor. A situação assemelha-se ao caso da Apple, onde uma taxa de 27% para pagamentos externos foi recentemente considerada inadequada pelo tribunal. O juiz James Donato, que já se mostrou cético em relação às propostas da Google, agendou uma audiência para o dia 22 de janeiro para analisar a situação.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech