Quando a Epic Games lançou o jogo Fortnite para Android, em 2018, o mesmo não chegou inicialmente à Play Store. Isto foi feito como forma de evitar que a Google ficasse com uma comissão sobre todos os pagamentos realizados sobre o jogo – e invés disso os utilizadores teriam de descarregar o título diretamente do site da empresa.
Isto não é algo que possa ser feito no iOS, mas no caso do Android é possível instalar apps de fontes externas à Play Store sem problemas, ao qual a Epic Games aproveitou. No entanto, parece que a empresa tinha planos para regatear com a Google de forma a reduzir a percentagem retirada dos pagamentos no jogo, em troca de colocar o título dentro do Google Stadia.
De acordo com o jornalista da IGN Rebekah Valentine, a Epic Games começou – ainda antes do sucesso do título – por integrar o jogo na Play Store mas sem qualquer método de pagamento usando os sistemas da Google, e apontando invés disso para alternativas. Esta medida foi negada pela Google, uma vez que violas as regras da Play Store.
No entanto, a Epic Games terá tentado regatear com a Google para colocar Fortnite na Google Stadia como um lançamento exclusivo para a plataforma, em troca de reduzir as comissões de pagamentos da Play Store – algo que acabou por não acontecer.
Face a isso, o jogo foi então disponibilizado fora da Play Store, e também fora da Google Stadia. Estes dados são importante se tivermos em conta que, em 2020, o CEO da Epic Games, Tim Sweeny, afirmou que Fortnite não iria chegar à Google Stadia devido a uma falta de utilizadores na comunidade, e também ao facto que apenas seria possível juntar-se utilizadores dentro da plataforma nas sessões do jogo.
Também seria interessante de analisar se, caso Fortnite realmente tivesse chegado à Stadia, isso poderia ter ajudado a plataforma da Google a incentivar mais utilizadores para a mesma, sobretudo tendo em conta que Fortnite é um jogo gratuito, mas poderia incentivar mais utilizadores a usarem os serviços de cloud gaming da empresa – e eventualmente a subscreverem aos planos Pro, ou até a permitir à Google obter receitas das compras in-game, mesmo que sobre um valor mais reduzido de comissão.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!