1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Reino Unido recua e Apple não terá de criar ‘backdoor’ no iPhone após pressão dos EUA
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Reino Unido recua e Apple não terá de criar ‘backdoor’ no iPhone após pressão dos EUA em Qua 20 Ago 2025 - 9:09

DJPRMF

Apple em bandeira

O governo do Reino Unido abandonou a sua exigência para que a Apple criasse uma ‘backdoor’ nos seus sistemas, uma medida que permitiria o acesso a dados encriptados dos utilizadores. A decisão surge após meses de tensão e uma intervenção direta da administração norte-americana.

A confirmação foi dada por Tulsi Gabbard, a Diretora de Inteligência Nacional dos EUA, que publicou na rede social X que, em colaboração com o Presidente Trump e o Vice-Presidente Vance, chegou a um acordo com os parceiros britânicos. Segundo Gabbard, o Reino Unido "concordou em abandonar o seu mandato para que a Apple fornecesse uma 'backdoor' que teria permitido o acesso aos dados encriptados protegidos de cidadãos americanos e violado as nossas liberdades civis".

A lei da discórdia

A polémica começou no início deste ano, quando o governo britânico emitiu uma ordem secreta ao abrigo de uma emenda à sua Lei de Poderes Investigatórios de 2016. Esta legislação concede às autoridades o poder de obrigar empresas a entregar dados para investigações policiais e de serviços de inteligência.

A ordem secreta visava forçar a Apple a contornar a sua própria segurança, nomeadamente a encriptação ponto a ponto. A resposta da gigante tecnológica foi imediata, desativando no Reino Unido a funcionalidade de Proteção Avançada de Dados do iCloud, que reforça a encriptação e impede o acesso por parte de autoridades sem o dispositivo do utilizador. Na altura, a Apple reiterou a sua posição: "Nunca construímos uma ‘backdoor’ ou chave mestra para nenhum dos nossos produtos ou serviços e nunca o faremos".

Intervenção de Washington

A notícia da ordem britânica gerou uma forte reação nos EUA. De acordo com o The New York Times, um grupo bipartidário de legisladores norte-americanos instou a Diretora de Inteligência Nacional a tomar medidas contra o que classificaram como "um ciberataque estrangeiro travado por meios políticos".

Enquanto a pressão política aumentava, a Apple não ficou parada e apresentou uma queixa formal junto do Tribunal de Poderes Investigatórios do Reino Unido, um órgão que supervisiona a conduta de entidades públicas, na tentativa de reverter a ordem.

Esta vitória para a privacidade dos utilizadores representa um importante precedente na luta contra a criação de vulnerabilidades intencionais em sistemas seguros, um tema cada vez mais relevante no debate sobre segurança digital. A empresa de Cupertino ainda não emitiu uma declaração oficial sobre a decisão.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech