1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » O gadget de IA de Jony Ive e OpenAI está em apuros: faltam 'cérebros' e sobram problemas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

O gadget de IA de Jony Ive e OpenAI está em apuros: faltam 'cérebros' e sobram problemas em Seg 6 Out 2025 - 9:02

DJPRMF

Jony Ive e Sam Altman

A união entre Jony Ive, o lendário designer que moldou a estética da Apple, e a OpenAI, a empresa por trás do ChatGPT, prometia ser o início de uma nova era para o hardware com inteligência artificial. No entanto, o primeiro grande projeto desta parceria de luxo parece estar a enfrentar obstáculos significativos, levantando dúvidas sobre o seu futuro.

Em 2023, soube-se que a startup "io" de Jony Ive estava a colaborar com a OpenAI. Este ano, a parceria foi cimentada com a aquisição da "io" por uns impressionantes 6,5 mil milhões de dólares, com vários produtos na calha, incluindo um pendente, um altifalante inteligente e até um robô. Contudo, um dos projetos mais secretos está a revelar-se um verdadeiro quebra-cabeças.

Um dispositivo sem ecrã, mas com muitos desafios

Segundo avança o Financial Times, o projeto em dificuldades centra-se num pequeno dispositivo, do tamanho da palma da mão, que dispensa qualquer tipo de ecrã. A ideia é que o aparelho interaja com o utilizador e o ambiente através de pistas audiovisuais, recorrendo a câmaras, um microfone e um altifalante.

Apesar de ser a praia de Jony Ive, os problemas não estão no design ou no hardware. As dores de cabeça são "críticas" e residem no software e na infraestrutura. As equipas debatem-se com a definição da "personalidade" da IA, as inevitáveis questões de privacidade de um aparelho "sempre ligado" e, acima de tudo, a massiva capacidade de computação necessária para o fazer funcionar em larga escala.

Uma fonte anónima próxima de Ive foi bastante direta: "A computação é um fator enorme para o atraso. A Amazon tem poder de computação para a Alexa, tal como a Google para o seu dispositivo Home, mas a OpenAI debate-se para ter o suficiente para o ChatGPT, quanto mais para um dispositivo de IA — eles precisam de resolver isso primeiro."

Atrasos são "normais" ou um sinal de alarme?

Apesar do cenário preocupante, uma fonte dentro da OpenAI desvalorizou as dificuldades, considerando-as uma parte normal do desenvolvimento de qualquer produto inovador.

O aparelho, pensado para estar numa secretária mas também ser portátil, enfrenta ainda os desafios de ser "sempre ligado". Ensinar a IA a saber quando deve interagir e, igualmente importante, quando deve terminar uma conversa, são problemas complexos que nem o próprio ChatGPT conseguiu resolver por completo.

Com um lançamento previsto para o final do próximo ano, a equipa de Jony Ive e Sam Altman tem uma verdadeira corrida contra o tempo. O ritmo acelerado da evolução da IA pode trazer soluções, mas, para já, o projeto de sonho parece estar preso nos desafios do mundo real.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech