1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Zuckerberg gasta fortunas em IA e assusta investidores: Ações da Meta afundam mais de 11%
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Zuckerberg gasta fortunas em IA e assusta investidores: Ações da Meta afundam mais de 11% em Sex 31 Out 2025 - 15:21

DJPRMF

Meta em queda

A aposta massiva da Meta na Inteligência Artificial está a deixar os investidores de pé atrás. A empresa de Mark Zuckerberg anunciou que vai aumentar o seu investimento em IA para um valor entre os 70 e 72 mil milhões de dólares este ano, um aumento considerável face às estimativas anteriores. A reação de Wall Street foi imediata e negativa, fazendo com que as ações da gigante tecnológica caíssem mais de 11%.

O mais surpreendente é que esta queda acontece apesar de a Meta ter apresentado receitas acima das expectativas do mercado. O nervosismo não vem dos resultados atuais, mas sim da dimensão astronómica do investimento em IA e da incerteza sobre o seu retorno financeiro.

O poço sem fundo da Inteligência Artificial

O novo orçamento, que antes se situava entre 66 e 72 mil milhões de dólares, acendeu os alarmes entre os analistas. "O valor total do investimento é o que nos deixa um pouco apreensivos", afirmou Brian Mulberry, gestor de portfólio da Zacks Investment Management, em declarações ao The Wall Street Journal. "Eles têm de começar a mostrar-nos de que forma é que isto se reflete no balanço da empresa."

Mulberry questionou a capacidade da Meta de transformar estes gastos avultados num retorno de investimento sólido, criticando a falta de clareza da empresa sobre os seus planos. "O facto de estarem a ser um pouco evasivos não ajuda a acalmar estes receios", acrescentou.

O receio de uma bolha tecnológica

A situação da Meta não é um caso isolado. Outros gigantes como a Alphabet (dona da Google) e a Microsoft também estão a triplicar os seus investimentos em IA, alimentando os receios de uma crescente bolha da IA que, se rebentar, pode ter consequências graves para a economia.

Um cenário semelhante aconteceu com a Microsoft esta semana: apesar de reportar resultados acima do esperado, as suas ações caíram quase 3% depois de anunciar o aumento dos seus próprios gastos em tecnologia de inteligência artificial.

Zuckerberg acelera para não ficar para trás

Para Mark Zuckerberg, o investimento massivo é uma questão de sobrevivência e de não perder o comboio da inovação. "Ainda é cedo, mas creio que já estamos a ver os retornos no nosso negócio principal", disse o CEO aos investidores, segundo a CNBC. "Isso dá-nos muita confiança de que devemos investir muito mais e queremos garantir que não estamos a sub-investir."

Esta estratégia reflete-se na agressiva campanha de contratações da Meta, que incluiu o investimento de mais de 14 mil milhões de dólares na startup Scale AI e a contratação do seu CEO, Alexandr Wang, para liderar os seus "Superintelligence Labs". No entanto, a estratégia parece ter alguns solavancos, já que, conforme noticiado pelo Axios, a empresa cortou centenas de postos de trabalho na sua unidade de IA, alimentando a narrativa de despedimentos acelerados pela nova aposta tecnológica.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech