1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Rockstar Games debaixo de fogo: estúdio de GTA VI acusado de perseguição sindical após despedimentos
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Rockstar Games debaixo de fogo: estúdio de GTA VI acusado de perseguição sindical após despedimentos em Sáb 1 Nov 2025 - 9:01

DJPRMF

trailer de gta 6

A Rockstar Games, o aclamado estúdio por trás do muito aguardado Grand Theft Auto VI, está envolvida numa séria controvérsia. Um sindicato britânico acusa a empresa de ter despedido mais de 30 funcionários numa manobra ilegal para impedir a sindicalização. A Take-Two Interactive, empresa-mãe da Rockstar, já veio a público negar as alegações, afirmando que os despedimentos se deveram a "má conduta grave".

Acusações de "perseguição implacável"

A denúncia partiu do Independent Workers Union of Great Britain (IWGB), que alega que mais de 30 trabalhadores nos escritórios do Reino Unido e Canadá foram dispensados por estarem filiados a um sindicato ou por tentarem organizar-se.

Num comunicado duro, Alex Marshall, presidente do IWGB, classificou a ação como "o ato mais flagrante e implacável de perseguição sindical na história da indústria dos jogos". Marshall acrescentou que "este desprezo flagrante pela lei e pela vida dos trabalhadores que lhes garantem milhares de milhões é um insulto para os seus fãs e para a indústria global".

Funcionários vulneráveis entre os despedidos

O sindicato salienta que vários dos trabalhadores despedidos se encontram em situações particularmente vulneráveis. Entre eles, contam-se funcionários com vistos patrocinados pela Rockstar e outros com condições médicas que perderão o acesso a planos de saúde essenciais. A IWGB alega ainda que todos os funcionários dispensados no Reino Unido eram membros do seu canal na plataforma Discord, sugerindo que foram especificamente visados por essa razão.

Take-Two nega e fala em "má conduta grave"

Em resposta às acusações, a Take-Two Interactive declarou à Bloomberg que os despedimentos não tiveram qualquer relação com atividades sindicais. A empresa alega que as demissões foram motivadas "por má conduta grave, e por nenhuma outra razão".

Contexto de tensão na empresa

Esta controvérsia surge num período já tenso para a Rockstar e a Take-Two. A empresa já tinha entrado em conflito com os seus funcionários devido à sua política de regresso obrigatório aos escritórios. Além disso, a Take-Two já havia realizado despedimentos em vários dos seus estúdios durante 2024 e 2025, uma decisão que alguns analistas associaram ao adiamento do lançamento de Grand Theft Auto VI para 2026.

O sindicato acredita que, dado o sucesso massivo esperado para o próximo jogo, as razões para os despedimentos não são puramente financeiras, reforçando a sua convicção de que se trata de uma manobra para enfraquecer a organização dos trabalhadores na indústria dos videojogos.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech