
A Apple anunciou uma novidade que pode aliviar a carteira de alguns programadores. A empresa introduziu o "App Store Mini Apps Partner Program", um novo plano que reduz a taxa de comissão da loja de 30% para 15% (metade) nas compras in-app qualificadas. A informação foi detalhada pela própria Apple na sua página oficial para programadores.
Mas o que são estas "mini-aplicações"? A Apple define-as como "experiências autónomas" – muitas vezes jogos baseados na web – que funcionam dentro de uma aplicação "anfitriã" maior. A gigante de Cupertino já permite estas experiências há anos, mas só no ano passado é que os programadores destas mini-aplicações passaram a poder integrar os seus próprios sistemas de compras in-app.
As regras para obter o desconto
Para poderem participar neste novo programa e beneficiar da redução para 15%, os programadores terão de cumprir alguns requisitos adicionais. Para começar, as suas aplicações (tanto a anfitriã como a mini-aplicação) precisam de suportar funcionalidade tanto em iOS como em iPadOS.
Além disso, é obrigatório implementar duas APIs específicas da Apple. A primeira é a API "Advanced Commerce", e a segunda é a API "Declared Age Range" (API de Declaração de Faixa Etária). Este último requisito é crucial para a segurança, impedindo que utilizadores menores de idade consigam contornar o controlo parental através de uma mini-aplicação que tenha uma classificação etária superior à da aplicação anfitriã.
Um contexto de pressão regulatória
A estrutura de taxas da Apple tem sido um assunto constante de debate. A empresa tem enfrentado uma pressão global por parte de reguladores para alterar as suas políticas de comissões, de modo a provar que não está envolvida em práticas monopolistas e anticoncorrenciais.
Já vimos algumas mudanças significativas na App Store este ano, muito por culpa da longa batalha legal com a Epic Games, que culminou na alteração de algumas diretrizes para permitir opções de pagamento externas. Este novo programa de parceria para mini-aplicações parece ser mais um passo da Apple para tentar navegar este ambiente regulatório cada vez mais complexo.