1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » The New York Times processa Perplexity: Jornal acusa IA de copiar notícias e lucrar indevidamente
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

The New York Times processa Perplexity: Jornal acusa IA de copiar notícias e lucrar indevidamente em Sex 5 Dez 2025 - 16:02

DJPRMF

New York Times

O The New York Times (NYT) intensificou a sua ofensiva legal contra o setor da inteligência artificial, avançando com um processo judicial contra a Perplexity. O jornal acusa o motor de respostas alimentado por IA de utilizar indevidamente o seu conteúdo para gerar lucros, produzindo respostas que são "cópias literais ou substancialmente semelhantes" dos seus artigos, segundo detalha o próprio The New York Times.

A ação, submetida na passada sexta-feira num tribunal federal de Nova Iorque, alega que a startup recolhe, copia e distribui ilegalmente jornalismo protegido por direitos de autor. O NYT afirma ter enviado notificações de cease-and-desist (cessação e desistência) à Perplexity no ano passado e novamente em julho, exigindo que parassem de usar o conteúdo do seu site, mas sem sucesso.

Violação de barreiras digitais e concorrência

Esta batalha legal surge num momento crítico, acontecendo logo após o Chicago Tribune ter também avançado com um processo de direitos de autor contra a Perplexity na quinta-feira.

O processo do NYT detalha que os crawlers da Perplexity — robôs que varrem a internet — terão "ignorado ou contornado intencionalmente" medidas de proteção técnica, como o ficheiro robots.txt, que serve para indicar quais as partes de um site que não devem ser acedidas por sistemas automatizados.

O argumento central da publicação é que a startup está a criar um produto substituto. Ao oferecer aos utilizadores resumos que contêm a essência ou cópias integrais das notícias, a ferramenta elimina a necessidade de visitar o site do jornal ou de adquirir uma assinatura. O processo declara que a empresa está a apropriar-se indevidamente de oportunidades de receitas de subscrição, publicidade e licenciamento que pertencem "legítima e exclusivamente" ao Times.

Histórico de litígios e defesa da startup

Este não é o primeiro "rodeo" do NYT contra gigantes tecnológicos. Em dezembro de 2023, o jornal processou a OpenAI por infração de direitos de autor, embora tenha posteriormente alcançado um acordo com a Amazon para disponibilizar o seu conteúdo em dispositivos como a Alexa.

A Perplexity, que já tinha sido alvo de escrutínio após reportagens da Forbes e da Wired revelarem que a startup contornava paywalls para gerar os seus resumos, tentou amenizar a relação com a imprensa através de um programa de partilha de receitas publicitárias. No entanto, estas medidas não foram suficientes para travar a ação do NYT, que procura agora indemnizações por danos e uma ordem judicial permanente para bloquear o comportamento da empresa de IA.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech